fbpx

A rimar e não só na Quinta da Conraria, às voltas com os dias da Árvore e da Poesia (parte II)

Eu tenho uma amiga, ela dorme sossegada, sonha com pedras preciosas, água cristalina e animais fantásticos. Eu tenho uma amiga que só desperta quando o sol a beija e a faz espreguiçar abrindo os seus ramos. Eu tenho uma amiga, veste roupas coloridas e um manto de sombra para eu descansar. Eu tenho uma amiga a quem fiz esta promessa: acarinhar, proteger, cuidar. Eu tenho uma amiga que me aquece o coração, que me ajuda a pintar o sol, a casa, o menino e a escrever a palavra amar.

Foi com estas frases, que podem também ser lidas como estrofes de um poema, que se fez um desafio para o qual o grupo de teatro Sala T convidou diversos outros utentes da APCC, na passada sexta-feira. O jogo, que passou por diversos pontos da Quinta da Conraria e foi ‘liderado’ pela professora Mariana Nunes e pela engenheira agrónoma Margarida Domingues, foi uma celebração do Dia da Árvore e do Dia da Poesia (assinalados na véspera) e uma forma muito divertida de conviver e aprender.

Tendo de completar diversas tarefas – como encontrar objetos na terra, pintar desenhos de árvores, dançar como uma folha ou responder a diferentes tipos de questionários – os participantes descobriram, ou relembraram, muitas coisas importantes relacionadas com a natureza, tendo tudo terminado com um fantástico lanche de que fez parte um saboroso sumo natural de laranja feito na hora!

E, claro, encontrou-se resposta para a pergunta «Que amiga é esta?» Lembram-se do primeiro parágrafo deste texto? E conseguem também adivinhar a resposta? É muito fácil: Eu tenho uma amiga, árvore é o seu nome, dá-me vida, flores e frutos, ensina-me que todos os dias são importantes porque em cada um estamos a crescer.

O teatro é uma das várias áreas artísticas desenvolvidas na APCC, sendo atualmente dinamizados dois grupos teatrais e aulas de expressão dramática. Enquanto instituição promotora da inclusão social, a Associação oferece ainda aos seus utentes atividades nas áreas da expressão plástica e expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.