fbpx

Ajudaram a construir o espetáculo e agora foram fazer as despedidas: utentes da APCC assistiram a “Vamos Comprar um Poeta!

Termina hoje, em Cantanhede, a viagem da menina que decidiu comprar um poeta e que, desde o ano passado, tem vindo a apresentar essa sua história a centenas de alunos do 3º ciclo do ensino básico da região Centro. Já aqui o escrevemos: essa menina é, na realidade, a professora de teatro da APCC Adriana Campos, que com ela tem levado um pouco da Associação: os adereços (livros, boiões, caixas…) construídos pelo grupo de teatro Sala T.

Foi por isso especial que, numa das últimas sessões de “Vamos Comprar um Poeta”, tenham estado entre o público três membros daquele coletivo: a professora Mariana Nunes (que integra também a equipa artística deste espetáculo), a Micaela Pires e o Nino Conceição. Assim, na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Penacova, e além de terem ajudado a descobrir poetas por medida, puderam também despedir-se da menina: quem sabe se não foi apenas um ‘Até já’…

Os adereços produzidos pelo grupo Sala T foram o suporte material de uma jornada que passou por Tondela, Coimbra, Anadia, Penacova, Condeixa, Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim, Nelas, Viseu, Águeda, Vila Nova de Poiares, Febres, Cantanhede e Tocha. Protagonizado pela atriz, encenadora e professora de teatro Adriana Campos, “Vamos Comprar um Poeta” ganhou forma inspirado pelo livro homónimo, de Afonso Cruz, e foi um projeto apoiado pela Fundação GDA, com a parceria da APCC, da Rede de Bibliotecas Escolares e de vários municípios, escolas e outras entidades da região Centro.

Este projeto havia já dado origem, também com a colaboração da APCC, a uma Loja de Vender Poetas que, em maio do ano passado, esteve aberta na Baixa de Coimbra por um período de tempo limitado e que foi um (temporário) lugar para fazer aquilo que o seu nome prenunciava, mas também para descobrir a poesia dentro de cada um ou as vantagens de ser inutilista. A dinamização e gestão do espaço ficou então por conta dos elementos do Projeto Estúdio, outro grupo de teatro da Associação, de que Adriana Campos é encenadora.

O teatro – desenvolvido tanto dentro das paredes da APCC, como em apresentações públicas – é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, contando com dois grupos ativos e aulas de expressão dramática. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.