fbpx

Parceiros europeus vieram a Coimbra fazer balanço de projeto comum e conhecer a APCC

No âmbito do projeto DARE, que junta a APCC e organizações de Itália, França, Bélgica e Roménia com o objetivo de experimentar formas inovadoras de gerir diferentes tipos de serviços de assistência domiciliária, um grupo de 14 dirigentes e profissionais dos parceiros envolvidos esteve em Coimbra, na passada semana, para conhecer a realidade da Associação.

Ao longo dos três dias que durou este encontro de trabalho, foram dados a conhecer os modelos de funcionamento postos em prática na APCC, mas também as infraestruturas e os equipamentos que os suportam, bem como alguns dos profissionais que os desenvolvem. Assim, e além de uma atenção particular dada aos Serviços Domiciliários e ao recém-criado Centro de Apoio à Vida Independente, foram realizadas visitas ao Centro de Reabilitação, à Quinta da Conraria e ao Lar Integrado.

A ocasião serviu ainda para realizar a quarta reunião transnacional do projeto, com representantes de todas as entidades que nele participam: a APCC, a Fondazione IRPEA – Istituti Riuniti Padovani di Educazione e Assistenza (Itália), a Associazione C’entro (Itália), a CDE/SAP – Coopérative pour le Développement de l’Emploi dans les Services à la Personne (França), a Eurocarers (Bélgica), o SASB Bruxelles (Bélgica) e a Direcţia Generală de Asistenţă Socială şi Protecţia Copilului, Sector 1 (Roménia).

O projeto DARE – Domiciliary Assistance REvisited through Integrated Services, que teve início em outubro de 2017 e decorrerá até outubro deste ano, tem como objetivos concretos criar uma comunidade de práticas significativa, capaz de propor e transferir, a longo prazo, alternativas inovadoras de sistemas de apoio domiciliário, com uma gestão mista entre público e privado, capaz de superar a divisão tradicional dos serviços de apoio social.

Este projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus+ e gerido pelo Gabinete de Projetos da APCC, à semelhança de projetos como o + FUTURO, o MAGISTER ou o TRUST. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.