fbpx

A APCC, o André, o Bernardo, o Diogo e o Ivo ganharam um prémio europeu!

Em 2017 e 2018, o André Vitorino, o Bernardo Vieira, o Diogo Sacramento e o Ivo Rodrigues foram os protagonistas portugueses do projeto “Here We Are”, desenvolvido em parceria pela APCC e a organização húngara EgyüttHató Egyesület. E há boas notícias: acabamos de ganhar um Prémio Eurodesk, que destaca as iniciativas mais inovadoras e com maior impacto levadas a cabo por organizações que trabalham na área da juventude na Europa!

A edição de 2019 deste galardão teve cerca de meia centena de concorrentes, originários de 17 países da União Europeia, tendo o júri distinguido o projeto “Here We Are” na categoria de Ações de Solidariedade, pelo alcance das ações realizadas e pela capacidade para estabelecer pontes com outras entidades e serviços, tanto em Portugal como na Hungria.

Aquele projeto teve como objetivo dar visibilidade às pessoas com deficiência nos meios em que estas se inserem, tendo sido feita uma aposta numa forte vertente pública, nomeadamente pela divulgação através das redes sociais, Internet e comunicação social, mas também pela realização de atividades na comunidade.

Em Portugal, o conjunto de ações incluiu, entre outras, um debate sobre o olhar dos Media e da sociedade sobre as pessoas com deficiência, uma iniciativa que permitiu experimentar diversos jogos do género sala de fuga que simbolizavam os obstáculos do quotidiano ou a produção de um vídeo que procurava promover a inclusão através do combate aos estereótipos.

O sucesso do projeto “Here We Are” levou, entretanto, ao desenvolvimento de uma espécie de segunda versão – em que voltam a participar o André, o Bernardo e o Diogo – também com o apoio do programa europeu Erasmus+, mas desta vez sob a designação “Still Here”. Será nesse âmbito que, até julho do próximo ano, serão realizadas diversas iniciativas com o propósito de sensibilizar a população para temas como a equidade e os direitos humanos das pessoas com deficiência.

A Eurodesk é uma rede europeia de informação, apoiada pela Comissão Europeia, dirigida aos jovens e aos profissionais da área da juventude. Presta informação e promove oportunidades de formação, emprego, projetos e eventos no espaço europeu e dispõe de serviços e parceiros em 31 países, tanto organismos governamentais como organizações não governamentais.

Os projetos “Here We Are” e “Still Here” são, na APCC, desenvolvidos pelo Gabinete de Voluntariado, à semelhança do que acontece com o projeto “Holding Hands With Other Abilities”, que trouxe já até à instituição cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e possibilitou a mais de uma dezena de jovens portugueses participar em projetos de voluntariado no estrangeiro.