fbpx

Diretora de instituto de reconhecida universidade húngara visitou a APCC no âmbito de parceria

Desde 2015, foram já vários os estudantes da Universidade Eötvös Lorand, da Hungria, que realizaram estágios de trabalho na APCC. A colaboração entre as duas instituições tem sido estreita e com benefícios mútuos, extensivos aos alunos participantes, pelo que foram muito positivos os sinais recolhidos pela diretora do Instituto de Necessidades Educativas Especiais para Pessoas com Comportamento e Cognição Atípicos daquele estabelecimento de ensino superior, numa visita à Associação.

Durante a sua estadia em Coimbra, na passada semana, Anita Virányi ficou a conhecer várias valências da APCC – esteve no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral e na Quinta da Conraria – mas pôde também acompanhar durante algum tempo a aluna Orsolya Szövenyi-Lux, atualmente a realizar um estágio de 12 semanas na Associação, dirigido para as áreas da pedagogia e do trabalho com crianças com paralisia cerebral.

A Universidade Eötvös Lorand tem quase 400 anos e está sediada em Budapeste. Com perto de 25 mil estudantes e cerca de 1500 docentes, é reconhecida por uma oferta formativa abrangente e uma área de investigação particularmente robusta. Entre as suas oito faculdades, merece particular destaque a Faculdade de Necessidades Educativas Especiais Bárczi Gusztáv, que conta com mais de 110 anos de experiência a formar professores, terapeutas e outros profissionais.

A colaboração entre a APCC e a Universidade Eötvös Lorand é apoiada pelo programa Erasmus+, estando enquadrada na vertente de Mobilidade para Estágio. O objetivo é que estas oportunidades proporcionem a adaptação dos estudantes ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que facilitam a aquisição de capacidades específicas e aumentam a compreensão da cultura nacional.

Esta é uma de várias parcerias similares que a APCC mantém com outras entidades europeias, com o propósito de contribuir para a empregabilidade e a consciência cultural, e que são geridas pelo Gabinete de Projetos. Pode conhecer outros projetos desenvolvidos pela APCC, neste e noutros âmbitos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.