fbpx

Técnicos de Portugal, Áustria e Roménia reunidos na APCC tendo em vista a melhoria de serviços na área da saúde mental

Mais de duas dezenas de profissionais na área da saúde mental, oriundos de Portugal, Áustria e Roménia, estão desde ontem em Coimbra, no âmbito de um curso de formação promovido pelo projeto europeu MAGISTER, o qual pretende contribuir para aumentar a qualidade dos serviços prestados neste domínio e, dessa forma, promover a inclusão social das pessoas afetadas por alguma forma de doença mental.

Até ao final desta semana, aqueles técnicos participarão em diversas sessões – todas realizadas no Centro de Reabilitação da APCC – dedicadas a temas como personalidade, traumas, conflitos, abordagens terapêuticas, formas de intervenção ou métodos inovadores de comunicação, entre outros. Este será o segundo de quatro módulos deste curso, tendo o primeiro sido realizado em março passado, em Bucareste (Roménia) e estando os próximos previstos para junho e julho deste ano.

Através do intercâmbio e troca de conhecimentos proporcionados pelo projeto MAGISTER, espera-se aumentar a qualidade da formação nos três países envolvidos, promover a colaboração entre profissionais a nível europeu e transferir boas práticas. Além da APCC, estão envolvidas as seguintes instituições: Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria), Organização Humanitária Concordia e Fundação Estuar (Roménia).

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” é cofinanciado pelo programa Erasmus +, através do qual são desenvolvidos outros projetos – como o TRUST ou o LIFE – geridos pelo Gabinete de Projetos da APCC. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.