Marinheiros de água doce e outros momentos ainda mais doces, no Dia da Família na APCC

Se é para celebrar o Dia da Família, no Jardim de Infância e na Escola Básica da APCC fazemos assim: juntamos todas as famílias. Por isso, ontem começámos o dia com a família da Associação – alunos, educadoras, professoras, auxiliares e membros da equipa técnica, sem esquecer os voluntários – em pleno Rio Mondego, num fantástico passeio no barco O Basófias. E podemos garantir que não só não metemos água, como todos se divertiram bastante!

Depois, foi a vez de reunir ainda mais algumas famílias: as dos alunos, que, de tantas coisas que vivemos juntos ao longo do(s) ano(s), fazem também já parte da nossa. Assim nos acomodámos para um almoço partilhado no Parque Verde, tirando partido de um belo dia de sol, mas também do ânimo e do alento que sempre dá (r)estabelecer relações com aqueles com quem temos afinidades.

É certo que, para que esta magia própria do Dia da Família pudesse acontecer, foi preciso o esforço e a boa vontade de muitas pessoas – por exemplo, as entradas e saídas d’O Basófias tiveram de ser feitas na margem oposta àquela geralmente utilizada e com recurso a uma rampa cedida pela APCC, uma vez que no local habitual não existem condições para que possam entrar no barco pessoas em cadeira de rodas – mas tudo valeu muito a pena. Para confirmar isso, bastou olhar para os sorrisos dos mais pequenos, aliás!

O Dia Internacional da Família foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pretende contribuir para o reconhecimento do papel nuclear da família na sociedade e para a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição. Foi celebrado pela primeira vez em 1994.

A Escola Básica de 1º Ciclo (que integra a equipa de semi-internato) e o Jardim de Infância fazem parte das respostas sociais da APCC na área da educação. Na primeira, são elaborados programas educativos individuais tendo em consideração as potencialidades e necessidades educativas de cada um, enquanto que a segunda tem como objetivo desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade e a socialização.