fbpx

Campeonato Nacional: há cada vez mais boas notícias para a tricicleta da APCC

Foi mais uma grande competição para a atleta Sandra Semedo, que revalidou três títulos de campeã nacional de tricicleta, mas o Campeonato Nacional de Tricicleta, que se disputou ontem em Lisboa, trouxe mais notícias positivas para a APCC. Desde logo, a participação de quatro atletas – o número mais elevado dos últimos anos – a saber: a Sandra, o António Sequeira, o João Vaz e a Mariana Amado.

E se a Sandra Semedo se destacou na sua categoria (RR2), triunfando nos 200, 400 e 800 metros e chegando ao 2º lugar nos 100 (aumentando, desta forma, o número de medalhas já conquistadas por si nesta competição para 27), é de enaltecer ainda o título de campeão nacional RR1 nos 100 metros do João e o de vice-campeã RR2 também nos 100 metros da Mariana, tendo assim a APCC chegado às seis medalhas.

O maior elogio deve, ainda assim, ir para o esforço que todos os atletas dedicaram às suas provas (a Sandra correu os 100, 200, 400 e 800 metros, o António e a Mariana correram os 100 e os 200 e o João participou nos 100) e, antes disso, à preparação das mesmas, com o total empenho que colocaram nos treinos.

A acompanhar os triciclistas da APCC em Lisboa, mas também a tirar notas sobre a evolução geral de todos os atletas presentes, esteve Ana Nunes, treinadora da Associação e selecionadora nacional da modalidade. Para ela, esta foi também uma oportunidade para começar já a delinear as melhores estratégias para a próxima prova internacional em que participará a Seleção Nacional: a Taça Internacional da CPISRA – Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association, que se realizará em julho.

Do dia de ontem, importa ainda reter o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, através da presença do seu presidente e da comparticipação para a modalidade, com 16 tricicletas, para a divulgação e promoção da mesma.

O Campeonato Nacional de Tricicleta 2019 teve lugar na Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira e foi organizada pela PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto. O Campeonato Nacional é a única prova do calendário nacional da modalidade, sendo complementado pelo Encontro Nacional, evento que já se disputou em Coimbra por diversas vezes.

A tricicleta é uma modalidade mista, disputada em pistas de atletismo, em que os atletas – divididos pelas várias categorias existentes – correm com os pés num equipamento com três rodas e três apoios. Na APCC, começou a ser praticada há mais de década e meia, mas teve novo impulso a partir de 2013. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=282.