fbpx

“Espanta Espantalho”, ou a história de um Dia da Criança ‘espantacular’ na APCC

Foi uma festa com contornos épicos: cerca de 300 crianças, de jardins de infância e escolas básicas da região, ‘invadiram’ a Quinta da Conraria na passada sexta-feira – véspera do Dia Mundial da Criança – e o seu entusiasmo, energia e alegria só encontrou comparação nas doses maciças de divertimento e boa disposição que a equipa da Quinta Pedagógica da APCC tinha preparadas para as receber!

Os nossos visitantes chegaram de muitos sítios – do Jardim de Infância e da Escola Básica da APCC, pois claro, mas também do 2º Jardim-Escola João de Deus de Coimbra, do Jardim de Infância dos Carvalhais, da EB1 Norton de Matos, da EB1 de São Paulo de Frades e do Agrupamento de Escolas de Tondela – Cândido Figueiredo – e foi também por muitos sítios que ‘viajaram’ nesta aventura a quem chamámos “Espanta Espantalho”…

Então foi assim: na Quinta Pedagógica foram à horta construir o seu próprio espantalho (“Espanta Pardais”) e saltaram nos insufláveis (“Salta Espantado”), passaram pela Casa do Forno e jogaram com a roda da alimentação (“Come Bem e Fica um Espanto”) e ao “Dominó dos Legumes, no relvado do campo de futebol fizeram uma versão mais pequena do herói do dia e jogaram vários jogos (“Cria e Espanta”), na Sala Multiusos viajaram até aos mundos da música e do teatro (“Quem Canta, Espantalho Espanta”) e no picadeiro passaram dos jogos para o passeio a cavalo e vice-versa (“A Cavalgar se Espanta o Medo”).

Mas como estava um dia de muito calor, ainda houve tempo para um jogo especial com direito a sumo natural (“À Sombra do Espantalho”) e para fazer uma pausa técnica nas sombras do parque infantil antes de experimentar os variados jogos daquele espaço (“Hora de Espantalhar”) e de almoçar. Se isto não foi um Dia da Criança em cheio, o que será?!

As celebrações do Dia Mundial da Criança 2019 foram dinamizadas pela equipa da Quinta Pedagógica da APCC, com a colaboração de diversos outros serviços da instituição, de áreas como a formação profissional, a agricultura, o desporto, a música e o teatro.

Da programação anual da Quinta Pedagógica “O Caracol” fazem ainda parte diversas outras festividades, ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis, festas de aniversário, outros eventos e visitas guiadas. Saiba tudo sobre inscrições e pedidos de visitas de estudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.