fbpx

I Torneio Interinstitucional de Futebol da APCC decorreu com muita emoção e desportivismo

Tudo começou com a ideia de formar uma equipa de futebol para formandos da APCC, mas como esta é uma modalidade que não deixa quase ninguém indiferente, logo utentes de outras respostas sociais desenvolvidas na Quinta da Conraria se juntaram ao grupo. E para que a festa fosse a sério, igualmente depressa surgiu a ideia de participar e organizar torneios de futebol em que fosse possível interagir com a comunidade envolvente.

Foi assim que ontem teve lugar o I Torneio Interinstitucional de Futebol da APCC, com o campo de futebol da Quinta da Conraria a ser o palco de momentos de grande entrega e entusiasmo, com golos monumentais, falhanços inesperados e desarmes impossíveis. Em ação estiveram as equipas da APCC e do Hospital de Sobral Cid, que disputaram três emocionantes partidas que deixaram as ‘claques’ ao rubro.

Mas mais importante do que considerações técnicas e táticas, é enaltecer o desportivismo de todos os intervenientes, bem ilustrado pelas permutas de jogadores de última hora – uma espécie de ‘mercado de Verão’ antecipado – que permitiram recompor as equipas para o último jogo e fintar o cansaço. Correu tudo tão bem, que podemos ainda adiantar que já se começou a combinar o próximo torneio!

A criação de uma equipa de futebol da APCC na Quinta da Conraria pretende dar resposta a necessidades como a participação dos utentes em atividades significativas e a promoção de hábitos de vida saudável através da prática do exercício físico. Entre os seus objetivos estão ainda o desenvolvimento de competências de cooperação e responsabilidade ou a promoção da inclusão social, pela interação com a comunidade.

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC no campo da formação, das atividades ocupacionais ou do acompanhamento e animação, mas também o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica, a Quinta Aventura e o Lar Residencial.