fbpx

“Desafiar a Inclusão” foi mote para a partilha e a discussão

Foi um dia de intensas partilhas, dedicado a temas tão diversos quanto importantes para quem vive ou convive com a deficiência, tudo com o objetivo de “Desafiar a Inclusão”. O encontro que levou este nome (organizado pela APCC, Cavalo Azul, APPACDM Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra) decorreu na passada sexta-feira e juntou mais de uma centena de dirigentes, técnicos, responsáveis políticos e estudantes, bem como pessoas com deficiência, empenhados em encontrar respostas, mas também em questionar conceitos e preconceitos.

No Auditório da Delegação Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, levantaram-se questões abrangentes – como a programática “O que é, afinal, a inclusão?” – e outras mais pragmáticas, relacionadas, nomeadamente, com recentes alterações legislativas, como a Lei do maior acompanhado, o Modelo de Apoio à Vida Independente ou a Lei de Bases da Educação Inclusiva.

Assim, foram abordadas as consequências da eliminação das figuras da interdição e da inabilitação, o modo de funcionamento dos Centros de Apoio à Vida Independente, ou como concretizar na prática nas escolas o reconhecimento da mais-valia da diversidade dos alunos, entre outros temas. Houve ainda espaço para o diálogo sobre o ‘burnout’ dos cuidadores, o trabalho com famílias multidesafiadas (com a apresentação do projeto LIFE, desenvolvido pela APCC com quatro parceiros europeus) ou o que acontece aos filhos com deficiência após o desaparecimento dos pais.

Dos vários painéis de oradores fizeram parte José Lopes (doutorado em Psicologia e membro da Direção da APCC, onde é diretor do Centro de Formação de Professores e coordenador dos Serviços Educativos), Ana Cláudia Nogueira (mestre em Psicologia e psicóloga clínica na APCC), Isabel Matos (licenciada em Serviço Social, responsável pela Resposta Social de Reabilitação da APCC e coordenadora do Departamento de Serviço Social do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra), Margarida Pimenta (licenciada em Serviço Social, membro da Direção da APCC e Diretora Técnica do Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros) e Marlene Miranda (jurista e mãe de uma pessoa com paralisia cerebral acompanhada na APCC).

Os restantes oradores foram Jorge Alves (vereador da Câmara Municipal de Coimbra), Paula Urbano Antunes (subdelegada regional do IEFP), Filomena Girão (jurista), Fernanda Sousa (chefe de divisão do Gabinete de Apoio Técnico do Instituto Nacional para a Reabilitação), Luís Silva (coordenador do CAVI da Cavalo Azul), Conceição Malhó (diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro), Rosa Crisóstomo (coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM Coimbra), Carla Ribeiro (coordenadora técnica da APPACDM Coimbra), Ana Paula Moreira (vice-presidente da Cavalo Azul), Mário Ruivo (membro do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro) e Ramiro Miranda (diretor do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social).

Merece ainda uma referência o facto de o coffee break da manhã ter sido elaborado e servido pelos formandos da área de Hotelaria e Restauração da APCC, uma das várias disponíveis na instituição, certificadas pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) e com qualidade reconhecida pelo mercado.

A organização do encontro “Desafiar a Inclusão” coube à APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – Cavalo Azul, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM) e Câmara Municipal de Coimbra enquanto membros do grupo de trabalho “Pessoas com Deficiência” da Rede Social de Coimbra, no âmbito da implementação do Plano de Ação para 2019 desta estrutura.

Para a APCC, o envolvimento no concretizar desta iniciativa assume particular importância por permitir, em alinhamento com a sua missão, suscitar o debate e a produção de conhecimento em torno da importância da inclusão das pessoas com deficiência, cujo défice continua a ser o maior obstáculo ao seu bem-estar, saúde global e autonomia. Fundada em 1975, a APCC é uma instituição de referência, a nível nacional e internacional, na habilitação e integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades e outras em situação de desvantagem.