fbpx

Duas medalhas (e um título de campeão nacional) para a APCC no Nacional de Boccia de Individuais

A revalidação do título de campeão nacional por António Marques e a conquista de uma medalha de bronze por Hélia Maia foram os principais destaques da participação da APCC no Campeonato Nacional de Boccia – Individuais, que se disputou no passado fim de semana, mas não foram os únicos! Desde logo, merece elogios o elevado número de atletas que conseguiu o apuramento para esta prova: nada mais, nada menos, do que oito!

Assim, vestiram as cores da APCC em Torres Novas os seguintes jogadores: António Marques, Rui Gomes (classe BC1), Hélia Maia, Maria Inês Rodrigues (BC2), Liliana Ferreira, Raquel Miranda, Ricardo Ferreira (BC3) e Diogo Sacramento (BC4). Todos se entregaram às suas partidas com grande atitude e mostraram merecer o seu lugar entre a elite do boccia nacional.

Depois, então, as medalhas… Ouro para Oliveirinha na classe BC1, repetindo o triunfo do ano passado e dando mais uma impressionante prova da sua longevidade, que faz dele também o jogador do circuito mundial que há mais tempo compete em provas internacionais. Aos 55 anos, mostrou estar num dos melhores momentos de forma da sua carreira, considerando que ao título agora conquistado se devem acrescentar as três medalhas de ouro alcançadas em pouco mais de um mês ao serviço da Seleção Nacional: duas de prata (individual e coletiva) no Open de Olbia e uma de bronze (individual) no Open de Montreal.

Finalmente, o bronze para Hélia Maia na 2ª Divisão da classe BC2, o seu primeiro galardão individual a nível nacional e que surge no seguimento de um percurso notável na fase regional, onde já havia conseguido uma medalha de ouro no somatório das duas voltas realizadas. Foi mais um motivo para festejar e que contribuiu para o orgulho de toda a comitiva da APCC por esta prestação coletiva.

O Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2018/2019 teve lugar nos dias 15 e 16 de junho, no Palácio dos Desportos de Torres Novas. Participaram 80 atletas, em representação de 21 clubes e instituições, qualificados através dos resultados obtidos nos Campeonatos Regionais e das posições no Ranking Nacional de Boccia. A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto.

O boccia é uma das modalidades desenvolvidas na APCC, com vários atletas a competirem em competições nacionais e regionais em representação da instituição há mais de três décadas e muitos títulos conquistados. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.