fbpx

Os jogadores da APCC sentiram-se em casa num treino com o râguebi da Agrária

Ontem, o treino da equipa de râguebi da APCC foi mesmo muito diferente do habitual… decorreu no campo da Escola Agrária, teve a participação de alguns dos atletas dos plantéis de seniores e sub-18 ‘da casa’ e foi orientado por três treinadores: João Costa, fisioterapeuta na Associação e coordenador do projeto daquela modalidade, Mariana Marques, jogadora internacional da Agrária e madrinha da nossa equipa, e Luís Almeida, treinador dos jovens do mesmo clube!

E foi também diferente porque, com o nível dos nossos jogadores a ser cada vez maior, os próprios exercícios se tornam mais complexos e desafiantes. Assim, com a preciosa colaboração dos parceiros de treino, treinaram-se diversos tipos de passe, ensaiaram-se as melhores fintas e abriram-se os sorrisos para aquela que pode muito bem ser a nova atividade física preferida dos atletas da APCC: a placagem.

Foi um final de tarde intenso, com muita alegria e iguais doses de entrega, em que a enorme hospitalidade de todos os elementos do râguebi da Agrária encontrou da parte da comitiva da APCC uma resposta entusiástica quanto à vontade de continuar a treinar, jogar, aprender e partilhar momentos tão especiais.

A equipa da APCC é a única no país na vertente de ‘mixed ability rugby’, que se caracteriza por juntar em campo pessoas indistintamente das suas capacidades, idade, género ou experiência. O objetivo deste projeto é criar um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação.

Nesse sentido, foi já iniciado um programa de sessões de apresentação em outras instituições, com o objetivo de levar ao aparecimento de mais praticantes e equipas. As entidades que estejam interessadas em desenvolver os seus próprios projetos devem contactar a APCC através do mail geral@apc-coimbra.pt. Paralelamente, a equipa da Associação abrirá no futuro as portas à participação de outros jogadores, com ou sem deficiência e com ou sem traquejo no râguebi ou em outros desportos.

Na APCC, são desenvolvidas várias modalidades desportivas, como o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência, a Associação concilia a vertente competitiva com a de lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.