fbpx

Utentes da APCC tiveram aula de surf com o melhor dos professores: Garrett McNamara

Se pudessem escolher um professor para uma aula de surf, quantos não escolheriam o norte-americano Garrett McNamara? Muitos menos são os que acabam por ter o privilégio de lhes ser dada realmente essa oportunidade, mas sete utentes do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC (a maior parte, membros da equipa de natação) fazem parte, desde ontem, desse restrito grupo.

A ocasião surgiu no âmbito da passagem das Buondi Surf Sessions pela Figueira da Foz e proporcionou aos utentes da Associação um daqueles momentos para mais tarde recordar. As indicações do consagrado surfista – e as dos restantes monitores – foram ouvidas com toda a atenção e esses conselhos foram essenciais para que pudessem tirar o máximo partido de uma experiência que, não sendo inédita (alguns tinham já experimentado anteriormente o surf adaptado), foi particularmente especial.

Embora não se tenha formado nenhuma onda gigante, como aquelas da Nazaré que tornaram McNamara mundialmente famoso, a animação e a alegria de todos os envolvidos foram de proporções absolutamente colossais. E se já escrevemos que tudo isto é para mais tarde recordar, não precisamos de perguntar se é para mais tarde repetir: as expressões de felicidade e as muitas gargalhadas falam por si!

As Buondi Surf Sessions contam com o apoio da SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado e irão ainda passar por Coimbra, Matosinhos, Viana do Castelo, Madeira e Carcavelos, em mais sete sessões de aulas abertas ao público e de surf adaptado. O objetivo é levar o surf a todos os portugueses, sendo esta já a quinta edição desta iniciativa.

A prática desportiva ocupa um importante lugar na atividade da APCC, dadas as suas provadas vantagens a nível motor, cognitivo e social. Instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência, a Associação concilia a vertente competitiva com a de lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.