fbpx

Primeira etapa do projeto europeu MAGISTER, para a melhoria dos serviços na área da saúde mental, está concluída

O último de quatro módulos de formação realizados no âmbito do projeto MAGISTER teve lugar na passada semana, em Bucareste, com a presença de dez colaboradores da APCC – num grupo de 24 participantes, oriundos ainda da Roménia e da Áustria. Com a conclusão do curso, que corresponde à primeira fase daquele projeto europeu, os profissionais envolvidos estão agora mais capacitados para desenvolver o seu trabalho junto de utentes afetados por alguma forma de doença mental.

Os objetivos finais são, porém ainda mais ambiciosos, pelo que se seguirá uma nova etapa, de formação de formadores. Pretende-se, desta forma, contribuir para a disseminação de boas práticas – como identificadas e desenvolvidas no MAGISTER – na prestação de serviços na área da saúde mental, não só nas instituições diretamente envolvidas, mas também, de forma mais generalizada, nos seus países de origem.

Na reunião agora realizada na Roménia, as sessões foram dedicadas a temas enquadrados em âmbitos como os da pedagogia, liderança, valores, integração ou inclusão, entre outros. Nos módulos anteriores, haviam já sido abordados temas como, por exemplo, violência, preconceitos, Direitos Humanos, conflitos, métodos inovadores de comunicação, princípios éticos ou políticas sociais.

Este projeto procura promover a inclusão social das pessoas afetadas por alguma forma de doença mental, através do aumento da qualidade da formação disponibilizada nos três países envolvidos, mas também da transferência de conhecimento e da colaboração entre profissionais a nível europeu. Além da APCC, estão envolvidas a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria), a Organização Humanitária Concordia e a Fundação Estuar (Roménia).

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” é cofinanciado pelo programa Erasmus +, através do qual são desenvolvidos outros projetos – como o TRUST ou o LIFE – geridos pelo Gabinete de Projetos da APCC. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.