fbpx

Vatrushka: uma palavra nova e uma deliciosa iguaria que os utentes da APCC passaram a conhecer

Sabe o que é um vatrushka? Talvez já tenha ouvido falar deste delicioso pão recheado, tradicional da culinária russa e de outros países do Leste da Europa… Mas já provou um vatrushka? E se sim, experimentou-o na sua versão doce, na salgada ou em ambas? Então e já tentou cozinhar um vatrushka? Pois desde a passada sexta-feira que três destas quartas perguntas passaram a poder ser respondias com um «Sim!» por parte de um grupo de utentes da APCC!

É que o vatrushka foi precisamente a iguaria russa escolhida pela voluntária Anna Zubova para dar a conhecer um pouco da tradução culinária do seu país! E quanto à questão restante sobre o doce e o salgado, a opção foi mesmo por adoçar as bocas com um delicioso recheio de maçã! A confeção coube a todos e as indicações da Anna foram preciosas, mas é justo dizer que o resultado final foi tão saboroso também graças à supervisão da nossa fantástica cozinheira Piedade Almeida!

Esta foi mais uma atividade dinamizada pela Anna Zubova – depois de duas sessões de apresentação da cultura e das tradições da Rússia – no âmbito do projeto pessoal que está a realizar durante o seu período de voluntariado. O desenvolvimento deste tipo de ações é uma das possibilidades proporcionadas aos voluntários europeus, a par da colaboração nas atividades quotidianas da APCC, em que apoiam os profissionais e os utentes.

A Anna e os voluntários italianos Christopher Cremasco e Stefano Zacchi estão em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.