fbpx

António Marques já regressou a Portugal e trouxe consigo a nona medalha em Campeonatos da Europa de Boccia

O atleta António Marques, da APCC, já está de volta a Portugal, depois de ter participado na edição deste ano do Campeonato da Europa de Boccia, que se disputou em Sevilha, na vizinha Espanha. E regressou com a bagagem mais cheia do que quando partiu, pois trouxe consigo mais uma medalha, a nona conquistada nesta competição continental e a 21ª em grandes competições internacionais em representação da Seleção Nacional.

A mais recente conquista – em que voltou a ser acompanhado pelo seu treinador Emílio Conceição – foi feita enquanto membro da Equipa BC1/BC2 de Portugal, constituída ainda por Abílio Valente, André Ramos, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes, que conseguiu chegar à prata. Desta forma, Oliveirinha enriqueceu ainda mais um currículo impressionante, em que se destacam as sete vezes em que subiu ao pódio das provas de boccia de Jogos Paralímpicos, que ajudam a fazer dele o jogador com mais medalhas neste grande evento.

António Marques é ainda, aos 55 anos, o praticante que há mais tempo participa em competições internacionais da modalidade. Tem desenvolvido todo o seu percurso desportivo na APCC, instituição pioneira no desporto para pessoas com deficiência em Portugal, da qual é utente desde os 14 anos. Esta é a quarta medalha internacional do atleta na presente época desportiva, depois das conquistadas nos Opens de Olbia (prata individual e coletiva) e de Montreal (bronze individual).

O Campeonato da Europa de Boccia decorreu entre os dias 26 e 31 de agosto, com os jogos a terem lugar no Palácio dos Desportos de Sevilha. Em competição estiveram 107 atleta, em representação de 22 países. A seleção Nacional, composta por 11 jogadores, alcançou um total de três medalhas (ouro, prata e bronze).

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição e com grande tradição em Portugal. Na APCC, a vertente de competição (com diversos atletas a representar a Associação em competições nacionais e regionais) é conciliada com a dinamização da Bocciateca (o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior). Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.