Comitiva da APCC presente no encontro final do projeto DARE com parceiros de outros quatro países europeus

Dirigentes e colaboradores da APCC e de outras seis entidades europeias participaram na passada semana, em Pádua, na Itália, no último encontro do projeto europeu DARE. Foi mais uma oportunidade para conhecer e debater práticas e metodologias na área dos serviços de assistência domiciliária, sempre com o foco na inovação.

A iniciativa juntou participantes oriundos de Portugal, Itália, França, Bélgica e Roménia e permitiu a realização da quinta e última reunião transnacional daquele projeto, de um focus group interno, de um workshop com outras partes interessadas e de um conjunto de visitas técnicas a vários serviços que atuam em áreas de interesse para o DARE.

Os objetivos concretos do projeto DARE – Domiciliary Assistance REvisited through Integrated Services (que teve início em outubro de 2017 e decorrerá até outubro deste ano) são criar uma comunidade de práticas significativa, capaz de propor e transferir, a longo prazo, alternativas inovadoras de sistemas de apoio domiciliário, com uma gestão mista entre público e privado, capaz de superar a divisão tradicional dos serviços de apoio social.

Além da APCC, são parceiros a Fondazione IRPEA – Istituti Riuniti Padovani di Educazione e Assistenza (Itália), a Associazione C’entro (Itália), a CDE/SAP – Coopérative pour le Développement de l’Emploi dans les Services à la Personne (França), a Eurocarers (Bélgica), o SASB Bruxelles (Bélgica) e a Direcţia Generală de Asistenţă Socială şi Protecţia Copilului, Sector 1 (Roménia).

Este é apenas um dos vários projetos, em curso ou já concluídos, cofinanciados pelo programa Erasmus+ e geridos pelo Gabinete de Projetos da APCC, de que são outros exemplos o + FUTURO, o MAGISTER ou o TRUST. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.