fbpx

Caminhada do Departamento de Desporto: já estão dados os primeiros passos da nova época

Foram cerca de três quilómetros com muita boa disposição e vários reencontros pós-férias: cerca de uma centena de utentes, colaboradores e voluntários da APCC participaram ontem na oitava edição da Caminhada do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição. A iniciativa, que tem vindo a assinalar o início de cada época desportiva, decorreu na Mata do Choupal e juntou muitos dos atletas que representam regularmente a Associação em competições regionais, nacionais e internacionais de diversas modalidades.

Presente esteve, por isso, quem representou Portugal em competições internacionais e até conquistou medalhas, quem se superou consecutivamente e bateu vários recordes pessoais e quem alcançou medalhas em provas nacionais e regionais, só a título de exemplo. Mas, sendo esta uma ocasião marcada sobretudo pelo convívio e a amizade, houve lugar ainda para a participação de muitos outros utentes da APCC que, não tendo uma atividade competitiva, beneficiam das vertentes do desporto de lazer e manutenção.

E, para terminar da melhor maneira a manhã e reforçar os laços dentro da comunidade da instituição, nada melhor do que tirar partido das fantásticas condições proporcionadas pelo Choupal para um lanche de convívio em contacto próximo com a natureza. Agora, seguem-se os treinos e mais um ano com muito empenho e total entrega de atletas e treinadores.

As caminhadas do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC realizam-se desde 2012 e ajudam a passar a mensagem sobre a importância de combater o sedentarismo e os benefícios da prática desportiva, além de permitirem celebrar o importante lugar do desporto no quotidiano da Associação, enquanto instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência.

Na APCC, o desporto de alta competição – com o desenvolvimento de modalidades, como o boccia, a natação ou a tricicleta – é conciliado com o desporto para todos, de lazer e manutenção. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.