fbpx

Spaghetti alla carbonara, panna cotta e muito mais Itália na segunda ‘escala’ dos Almoços Interculturais

O que é preciso para um (dois, na verdade…) inesquecível almoço italiano? Bem, é preciso ter os ingredientes certos, dominar todos os passos das receitas e conhecer um ou dois segredos que fazem a diferença… Mas o mais importante é contar com dois voluntários como o Stefano Zacchi e o Christopher Cremasco, que não deixam em mãos alheias o bom nome da gastronomia do seu país!

E assim, os almoços de quinta e de sexta-feira da semana passada – respetivamente, no Centro de Reabilitação e na Quinta da Conraria – foram Almoços Interculturais de alto gabarito, em que as estrelas foram um saborosíssimo spaghetti alla carbonara e uma incrivelmente deliciosa panna cotta. Os utentes e colaboradores da APCC aprovaram e até se ouviram alguns «Mamma mia!», facilmente confundíveis com um «Posso repetir?»

Mas é preciso referir que a refeição propriamente dita foi só o ponto final de uma viagem feita em conjunto por aqueles dois voluntários europeus e pelas nossas equipas de cozinha: é que a preparação dos pratos foi marcada por muita boa disposição e por inspiradora música italiana, cortesia do Stefano, que ainda tratou da decoração e… surpreendeu todos com um impressionante bigode. Algo digno de um verdadeiro chef italiano!

Os Almoços Interculturais são organizados pelo Gabinete de Voluntariado da APCC e permitem que cada grupo de voluntários europeus dê a conhecer as tradições gastronómicas dos seus países de origem e conheçam também algo mais sobre a gastronomia portuguesa. É por isso que, para semana, o Christopher, o Stefano e a Anna Zubova (que, na semana anterior, foi a responsável por uma refeição tipicamente russa) vão conhecer as maravilhas do caldo verde, da carne de porco à portuguesa e do arroz doce!

Estes três jovens voluntários estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.