fbpx

O segredo de uma boa pizza? Os voluntários europeus e os utentes do Lar de Apoio sabem bem qual é…

Se quisessem fazer uma pizza luso-italo-russa, que ingredientes usariam? E a massa, seria alta e fofa ou fina e estaladiça? Extra-queijo, sim ou não? E prefeririam fazer uma pizza-familiar ou várias mini-pizzas? Talvez estas sejam perguntas a mais, quando o que se pretende é simplesmente ter um bom convívio entre amigos, fazendo jus a essa forma de ser bem portuguesa de cimentar as amizades à mesa…

Foi precisamente isso que aconteceu no passado fim de semana, no Lar de Apoio da APCC, num almoço que serviu para os nossos voluntários europeus começarem a fazer as despedidas (mas vamos agora fazer por esquecer as saudades que já se fazem sentir) e para envolve-los numa dinâmica deliciosa com utentes e colaboradores daquela unidade residencial da Associação.

Os voluntários Anna Zubova, Christopher Cremasco e Stefano Zacchi, com uma preciosa ajuda da animadora social Susana Machado, foram os chefs de serviço, mas o sucesso da refeição foi devido em igual medida aos comensais. É que, voltando ao tema do primeiro parágrafo, os ingredientes mais importantes foram mesmo a amizade, a união e a cumplicidade, devidamente completados por infindáveis sorrisos e muitas gargalhadas.

A Anna, o Christopher e o Stefano estão na APCC ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a Associação trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.