fbpx

APCC volta a levar a poesia à Baixa de Coimbra, desta vez com loja ambulante

Quem, na próxima semana, passar ou passear pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, bem no coração da Baixa de Coimbra, poderá muito bem ser surpreendido com poesia. É que o Projeto Estúdio, um dos dois grupos de teatro da APCC, vai abrir naqueles dias a sua Loja de Vender FI. Trata-se de uma loja ambulante, que funcionará de manhã (10H00-12H00) e de tarde (14H00-15H30), em que estará à venda um elixir descoberto há milhares de anos, que tem vindo a passar de geração em geração e que ainda hoje continua a ser útil porque não serve exatamente para nada que se reduza a relatórios ou números.

Na verdade, é uma performance que envolverá os ‘clientes’ num exercício em que serão convidados a olhar para um determinado objeto e, a partir de sugestões e revelações dos utentes da APCC, inventar uma história. Aqueles que mostrem acreditar inutilmente que fazer de conta pode ser a substância da sua vida, serão nomeados inuFIlistas.

Este projeto, coordenado pela professora de teatro Adriana Campos, surge na sequência do sucesso da Loja de Vender Poetas, que, no ano passado, foi ‘aberta’ pelo Projeto Estúdio numa antiga loja desocupada na Rua Visconde da Luz. O desafio foi então descobrir a poesia que existe dentro de cada um, através de experiências como escutar poemas ou ‘criar’ o seu próprio poeta. Nessa altura, como agora volta a acontecer, a APCC contou com o apoio fundamental da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra.

Paralelamente à dinamização da Loja de Vender FI, a equipa está também a trabalhar na elaboração de um Tratado do Faz de Conta e no estabelecimento de parcerias com ‘business angels’ de vários quadrantes da sociedade. Pretende-se, além de sublinhar a importância do faz de conta, do teatro e da poesia nas nossas vidas, chamar a atenção para a prática das artes em contexto educativo e/ou formativo. Quem quiser descobrir mais, só precisa de seguir a página de Facebook da Loja de Vender Poetas.

Na APCC, o teatro é uma das várias áreas artísticas proporcionadas aos utentes, através da atividade dos dois grupos ativos e da dinamização de aulas de expressão dramática, sendo desenvolvido tanto dentro das paredes da instituição, como em apresentações públicas. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.