fbpx

Lanches Interculturais serviram para dizer ‘Do skoroy vstrechi!’ e ‘A presto!’ aos voluntários europeus

A aventura em Coimbra da Anna Zubova, do Christopher Cremasco e do Stefano Zacchi – o mais recente grupo de voluntários europeus a fazer parte da comunidade da APCC – começou em abril e fizemos desde logo questão de lhes dar a conhecer uma ‘tradição’ portuguesa: a pausa para café. Foi aproveitando um desses momentos, no Centro de Reabilitação, que os apresentámos aos primeiros colaboradores e utentes e esse foi o pontapé de saída para seis meses inesquecíveis.

Agora que eles estão prestes a regressar aos seus países, subimos a parada e preparámos dois Lanches Interculturais (no Centro e também na Quinta da Conraria) para que as despedidas fossem mais fáceis… Não garantimos que, de facto, o tenham sido – afinal, foram quase 200 dias cheios de momentos significativos – mas soube muito bem poder partilhar algumas memórias, brindar aos sucessos que seguem e até fazer planos para visitas futuras!

A Anna (que veio da Rússia), o Christopher e o Stefano (Itália) estão a terminar a sua participação no projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação, que integraram ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade. No período em que estiveram na APCC, apoiaram os nossos técnicos e os nossos utentes em várias atividades, mas também desenvolveram os seus próprios projetos pessoais.

O voluntariado internacional – através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses – é uma das possibilidades oferecidas pelo Gabinete de Voluntariado. Podem saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.