fbpx

Só mais uma volta, ou como o voluntário europeu Stefano Zacchi organizou uma atividade que agradou a miúdos e graúdos

Foram seis meses que o Stefano Zacchi passou em Coimbra e na APCC e foi de uma forma muito especial que, esta semana, demos por encerrado esse período: com aquele nosso voluntário europeu a fazer uma última sessão de atividades físicas e desportivas, que concretizaram o seu projeto pessoal. Tudo começou na Quinta da Conraria, juntando utentes do Centro de Atividades Ocupacionais, mas chegou também ao Centro de Reabilitação, com as crianças da Escola Básica.

A ideia era simples: desafiar os participantes a completar um percurso, com um conjunto de obstáculos ou tarefas de diferentes tipos. O mais importante não seria sequer ser o mais rápido, mas sim superar cada dificuldade e fazê-lo com um sorriso de boa disposição. E se a premissa não era complicada, verdade seja dita que todos puseram uma dose extra de alegria para atingir aquele objetivo!

Esta atividade foi desenvolvida pelo Stefano no âmbito do projeto pessoal que levou a cabo na APCC, tirando partido dos seus interesses pessoais, mas também do muito que foi aprendendo sobre inclusão ou sobre a importância da participação da pessoa com deficiência. No período de voluntariado que realizou na Associação, colaborou também nas atividades quotidianas, apoiando os nossos profissionais e utentes.

O Stefano e os voluntários Anna Zubova e Christopher Cremasco e Stefano Zacchi estiveram em Portugal ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade e integraram o projeto 2018-1-PT02-ESC11-005596, Erasmus + Juventude em Ação. No âmbito deste programa europeu, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC trouxe já até Coimbra cerca de quatro dezenas de voluntários europeus e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.