fbpx

Alterações climáticas levaram a grande troca de ideias numa apresentação ClimAgir para os formandos da APCC

A primeira vez que recebemos uma sessão ClimAgir na APCC foi em julho, durante as Férias de Verão na Quinta ’19. Achámos tão importante a mensagem, que na passada sexta-feira a Quinta da Conraria voltou a receber uma apresentação daquela iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que pretende sensibilizar para as consequências das alterações climáticas nesta Região e, ao mesmo tempo, fomentar a floresta autóctone.

Desta vez, quem assistiu à sessão foram as turmas da área da Formação Profissional, que não só puderam saber mais sobre as causas e os impactos do aquecimento global (como o aumento da temperatura média e do nível médio mar, ou um maior número de número de incêndios, tempestades e inundações, entre outros), mas até receber algumas dicas sobre como lidar com outro tipo de ameaça, a vespa asiática.

E houve ainda muitas perguntas e troca de ideias muito interessantes sobre como alterar verdadeiramente comportamentos, para não só concretizar os ‘famosos’ 3 Rs da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar – como também para operar mudanças verdadeiras e profundas que nos aproximem de um estilo de vida mais benéfico para o ambiente. Um tema, de resto, muito caro para os formandos da APCC, em particular para os das áreas da agricultura ou da jardinagem, mas não só.

O projeto ClimAgir tem como objetivo desenvolver ações de informação que privilegiem a consciencialização e a educação da população para a temática das alterações climáticas, através da divulgação dos cenários previstos para o território da CIM Região de Coimbra, assim como das boas práticas a adotar para a minimização dos seus riscos. A realização desta sessão na Quinta da Conraria partiu da iniciativa da Quinta Pedagógica da APCC, que programou ainda outra apresentação para o final desta semana, em que participarão os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais.

A Quinta Pedagógica “O Caracol” desenvolve um conjunto alargado de atividades ao longo do ano, que incluem as Férias de Verão na Quinta, a celebração de festividades e um programa regular de visitas guiadas e de ateliês para uma vida e uma alimentação saudáveis, além das festas de aniversários e dos eventos. Saiba tudo em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=254.