fbpx

Dia Mundial da Alimentação: escolhas saudáveis deram origem a momentos saborosos e divertidos

Creme de grão com espinafres, massa à bolonhesa de frango e legumes, salada de alface e cebola e doce das gelatinas. Podemos assegurar que o almoço da passada quarta-feira na Quinta da Conraria estava ainda mais delicioso do que esta descrição da ementa deixa adivinhar, mas o que garantimos também é que foi uma refeição que ajudou a que tanto utentes como colaboradores da APCC percebessem que se podem fazer escolhas saudáveis sem descurar o prazer da comida.

O pretexto foi a celebração do Dia Mundial da Alimentação e, nesse sentido, foram tidas em conta algumas ideias importantes sobre a mudança de hábitos alimentares, nomeadamente: preferir carnes brancas a vermelhas, pela sua menor quantidade de gorduras saturadas; aumentar o consumo de leguminosas, por serem ricas em fibra e proteína de origem vegetal; e adaptar as sobremesas no sentido de reduzir os teores de açúcar e gordura.

Assim, juntou-se na bolonhesa a carne branca a alguns legumes, tornando-a numa opção mais benéfica para a saúde, enquanto que o doce de gelatinas foi feito sem natas nem leite condensado (usando iogurte grego). E para reforçar ainda mais a mensagem da data, foram distribuídos toalhetes de tabuleiro com informações gráficas e representativas de uma refeição saudável e sustentável.

Mas não foi tudo! Foi também dinamizada uma atividade, dirigida aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e do Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência (CAARPD), em que foram explicados conceitos básicos sobre alimentação saudável. Assim, após a visualização do filme “Porque é que Não Posso Comer Bolo Todos os Dias?”, realizou-se um pequeno debate com perguntas simples e gráficas de correto e errado.

Foi, afinal, um dia tão importante quanto saboroso, juntando toda a comunidade da Quinta da Conraria. A iniciativa partiu da área de Nutrição, com a colaboração de uma aluna estagiária da ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

O Dia Mundial da Alimentação pretende consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Tem como objetivos, entre outros, alertar para a relevância da produção agrícola e encorajar a participação da população rural, mas também aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo e promover a transferência de novas tecnologias para os países em desenvolvimento.

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC no campo das atividades ocupacionais, do acompanhamento e animação ou da formação profissional, mas também o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica, a Quinta Aventura e o Lar Residencial.