fbpx

Em alegria, a malta da Estudantina veio à APCC e folia foi mesmo coisa que não faltou

Primeiro, anunciou-se que a “Estudantina Passa”, depois deixaram-se conselhos ao Afonso, ainda se cantou sobre uma certa bebida a que chamam traçadinho e até se juntaram muitas dezenas de vozes para elogiar a luz do luar à meia-noite… Estes e outros momentos de belas canções, impressionantes passos de dança e muita alegria marcaram a visita da Estudantina Universitária de Coimbra, ontem, à Quinta da Conraria.

Para os utentes e formandos da APCC foi uma atuação inesquecível: a música tem sempre uma receção entusiástica da sua parte, e quando ela se encontra com as tradições da cidade que todos partilham, de uma forma ou de outra, a alegria é redobrada. Mas também os colaboradores da instituição não resistiram a, pelo menos, acompanhar o ritmo com entusiásticas palmas!

Mas não foi só a Estudantina a dar música… A receção aos estudantes foi feita pelos Semp’a Bombar, o grupo de bombos da APCC, que interpretaram alguns temas com a sua sempre contagiante energia! E ainda lhes coube manter as hostes da Quinta da Conraria animadas antes e depois da apresentação dos nossos convidados!

A Estudantina Universitária de Coimbra foi criada em 1984, recuperando o espírito e a postura da velha Estudantina Académica de finais do século XIX, tendo sido um grupo pioneiro daquilo a que hoje se chama vulgarmente o fenómeno das tunas. Além de vários discos gravados e concertos um pouco por todo o mundo, obteve ainda numerosos prémios em festivais nacionais e internacionais.

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC no campo das atividades ocupacionais, do acompanhamento e animação ou da formação profissional, mas também o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.