fbpx

António Marques integra Seleção Nacional de boccia no Open da Póvoa de Varzim, mas APCC tem mais três ‘representantes’

O atleta António Marques, da APCC, vai voltar a representar Portugal numa grande prova internacional de boccia. Trata-se, desta vez, do Open Mundial da Póvoa de Varzim, que se inicia hoje e em que participarão cerca de 100 atletas. Oliveirinha, como é conhecido, será mais uma vez acompanhado pelo seu treinador e parceiro de competição Emílio Conceição e competirá individualmente na categoria BC1 e ainda enquanto membro da Equipa BC1/BC2.

Será a quarta vez no presente ano que o jogador de 56 anos integrará a Seleção Nacional, tendo nas competições já disputadas conquistado quatro medalhas: uma de prata (por equipas) no Campeonato da Europa, duas também de prata (equipas e individual) no Open de Olbia e uma de bronze (individual) no Open de Montreal.

Resultados que o confirmam como um dos grandes nomes mundiais da modalidade, com um currículo de que fazem parte sete subidas ao pódio em Jogos Paralímpicos (é o praticante de boccia com mais medalhas nesse grande evento) e outras 14 medalhas em grandes competições internacionais. António Marques é também o atleta que há mais tempo participa no circuito mundial da modalidade, tendo desenvolvido todo o seu percurso desportivo na APCC, da qual é utente desde os 14 anos.

Na Póvoa de Varzim, a Associação estará ainda representada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto, e Aline Pereira, que integrarão a equipa de árbitros.

O Open Mundial de Boccia da Póvoa de Varzim decorre até ao dia 3 de novembro, com os jogos a serem disputados no Pavilhão Municipal daquela cidade. Participarão jogadores de 24 países, sendo a Seleção de Portugal composta por 11 atletas.

O boccia é uma modalidade mista, disponível desde o lazer e a recreação até ao mais alto nível de competição e com grande tradição em Portugal. Na APCC – instituição pioneira no desporto para pessoas com deficiência – o boccia é desenvolvido na vertente competitiva e conciliado com a dinamização da Bocciateca, o primeiro centro de recursos da modalidade do país, destinado à promoção do boccia sénior. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=274.