fbpx

MAGISTER: projeto europeu na área da saúde mental, que junta APCC a parceiros austríacos e romenos, inciou formação de formadores

O projeto MAGISTER, em que a APCC é parceira de organizações da Áustria e da Roménia, entra esta semana numa nova etapa, que habilitará técnicos das entidades envolvidas a darem formação a profissionais que exerçam a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental. Esta formação de formadores está a decorrer na cidade austríaca de Dornbirn, estando a APCC representada por quatro colaboradores.

Ao longo dos cinco dias deste encontro, a base de trabalho será o currículo de formação desenvolvido no âmbito do projeto, destinado a melhorar as competências práticas, bem como a capacidade de abordar o aumento do número de casos de ansiedade e depressão. Os técnicos da APCC serão posteriormente responsáveis por organizar novos módulos de formação para outros colaboradores da instituição, à semelhança do que acontecerá nos demais parceiros.

O objetivo final é contribuir para a disseminação das boas práticas identificadas e desenvolvidas no MAGISTER na prestação de serviços na área da saúde mental, não só nas organizações diretamente envolvidas, mas também, de forma mais generalizada, nos seus países de origem. É também com esse intuito que mais de 250 profissionais serão informados sobre ferramentas e instrumentos de trabalho inovadores e beneficiarão das oportunidades de trabalho em rede oferecidas através da constituição de uma Comunidade Online de Profissionais.

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” tem como parceiros a APCC (Portugal), a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria), a Organização Humanitária Concordia e a Fundação Estuar (Roménia), sendo cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram desenvolvidos, com a intervenção do Gabinete de Projetos da APCC, o “Health Could Be Learned”, o “Preg-Equal – Pregnancy in Women with Disability: The Right to Information, Knowledge and Quality on Prevention and Accompaniment” ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.