fbpx

Estudantes espanhóis vieram conhecer a APCC… e alguns estarão de volta em breve

No início do próximo ano, a APCC irá receber quatro alunos do Instituto de Educación Secundaria Jálama de Moraleja, para um estágio no âmbito do Curso Profissional Técnico em Atenção a Pessoas em Situação de Dependência. Foi com este enquadramento que um grupo mais alargado de estudantes daquele estabelecimento de ensino da província de Cáceres, em Espanha, esteve ontem em Coimbra para ficar a conhecer a Associação e alguns dos seus profissionais e utentes.

A visita começou na Quinta da Conraria e terminou no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, tendo passado ainda pelo Lar Integrado Dr. José Mendes de Barros. Os alunos puderam ter contacto com serviços e respostas nos campos do apoio a deficientes profundos, atividades ocupacionais, formação profissional e educação, colocando todas as questões que acharam pertinentes para a sua própria aprendizagem.

O Instituto de Educación Secundaria Jálama tem atividade letiva desde 1990, contando atualmente com mais de 600 alunos. Tem ofertas ao nível do segundo ciclo, formação profissional, bacharelato e ciclos de grau médio e superior. Está sediada em Moraleja, uma cidade com cerca de 9000 habitantes, com uma ligação forte a Portugal.

A sua colaboração com a APCC é apoiada pelo programa Erasmus+, estando enquadrada na vertente de Mobilidade para Estágio. O objetivo é que estas oportunidades proporcionem a adaptação dos estudantes ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que facilitam a aquisição de capacidades específicas e aumentam a compreensão da cultura nacional.

A APCC mantém, de resto, várias parcerias similares com outras entidades europeias, com o propósito de contribuir para a empregabilidade e a consciência cultural, que são geridas pelo Gabinete de Projetos. Pode conhecer outros projetos desenvolvidos pela APCC, neste e noutros âmbitos, em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.