fbpx

“Ergonomia no Dia a Dia”: um dia inteiro condensado em 30 minutos, para alertar os formandos para as más posturas corporais

Levantar da cama, preparar e tomar o pequeno-almoço, calçar os sapatos e vestir o casaco, apanhar o autocarro, chegar ao emprego e preparar o posto de trabalho, trabalhar no computador, apontar um recado, atender o telefone, carregar a mala das ferramentas, trabalhar na oficina, limpar o chão, voltar para casa e, finalmente, descansar no sofá. Aquilo que é um dia normal de trabalho foi ontem analisado à lupa pelos formandos da APCC, numa ação de sensibilização para a importância de assumir posturas corporais corretas.

A iniciativa, denominada “Ergonomia no Dia a Dia”, foi um importante exercício no sentido de identificar os pequenos erros que (todos) cometemos no quotidiano e que podem ser bastante prejudiciais para a saúde. Na Sala do Redondo e na Sala Multiusos da Quinta da Conraria, foram assim criadas diversas ‘estações (o quarto, a sala, o hall, a cozinha, o autocarro, o escritória e a oficina), que permitiram representar a rotina diária de muitas pessoas, entre a casa, o emprego e as aulas.

Aos formandos – divididos em diferentes grupos, ao longo de todo o dia – coube observar todos os comportamentos simulados e apontar o que deveria ser feito de outra forma, numa troca de ideias que se revelou muito interessante e em que até foram referidas medidas que alguns deles já adotam habitualmente: fazer pequenas pausas regulares, alongar os membros ao longo do dia ou alternar entre a posição de sentado e levantado, por exemplo.

Na sessão “Ergonomia no Dia a Dia”, que foi organizada pela área de Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade da Formação Profissional e a equipa de Terapia Ocupacional da Quinta da Conraria, houve ainda tempo para falar sobre as consequências da adoção de posturas inadequadas, tais como fadiga, problemas de sono ou dores no corpo, entre outras. No final, ficou uma mensagem essencial: é indispensável adaptar o contexto laboral às necessidades de cada um, numa perspetiva de prevenção, de forma a proporcionar conforto e evitar as doenças profissionais.

Os formandos da APCC encontram na instituição uma oferta alargada de cursos, com reconhecimento pelo mercado e devidamente certificada, com níveis de qualidade elevados e distinguidos por diversas entidades nacionais e europeias. A Formação Profissional abarca áreas como mecânica automóvel, jardinagem ou cozinha, entre muitas outras. Para saber mais e realizar a sua inscrição, pode consultar a página Web do Centro de Formação.