fbpx

“Conhecer Para Desmistificar”: colaboradores da APCC aprenderam e reletiram sobre a sida e não só

Dezembro começa com o Dia Mundial da Luta Contra a Sida e, não só mas também por isso, é um bom mês para aprender mais sobre essa problemática e desmistificar preconceitos que ainda resistem. Foi com este enquadramento que técnicos, formadores e auxiliares da APCC participaram ontem, na Quinta da conraria, numa sessão de sensibilização sobre aquela doença e outras infeções transmissíveis, com o tema “Conhecer Para Desmistificar”.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação Existências – uma organização que tem como principal objetivo a promoção e proteção da saúde e intervém junto de populações vulneráveis, nomeadamente nas áreas do VIH/Sida, consumo de substâncias psicoativas e promoção da saúde sexual e reprodutiva –, com o assistente social Paulo Anjos a fazer uma importante apresentação, onde abordou questões como a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ou os tratamentos possíveis.

Para os colaboradores da APCC, esta sessão foi particularmente importante para poderem ainda refletir sobre os seus próprios comportamentos em contexto profissional, no sentido de identificaram aqueles que precisam de ser alterados ou melhorados. Sempre, como foi referido numa estimulante troca de ideias, no sentido de se protegerem a si mesmos, mas também de proteger os utentes.

A sessão “Conhecer Para Desmistificar” foi organizada pelo Gabinete de Enfermagem da Quinta da Conraria, no âmbito de diversas outras ações de sensibilização dos profissionais da APCC para temas da área da saúde. Este tema em particular será futuramente retomado e trabalhado, desta vez com utentes e formandos da Associação.