Todos os anos por esta altura, há no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC uma Festa de Natal feita especialmente a pensar nas crianças: nas da Escola Básica, nas do Jardim de Infância e nas do semi-internato, mas também naquelas que ainda ‘vivem’ dentro dos seus familiares e dos professores, auxiliares, demais profissionais e voluntários da instituição. E foi esse mesmo momento mágico que ontem voltou a ser vivido e partilhado por todos!
A animação, já é tradição, fica por conta da ‘prata da casa’, dos mais pequenos aos mais crescidos. Assim, os meninos e meninas do Jardim de Infância levaram-nos primeiro numa expedição num sofá, com muitos viajantes vindos diretamente da selva. Depois, foi a vez de alguns dos colaboradores do Centro mostrarem que podiam estar a trabalhar na Broadway, com passos de dança que surpreenderam tanto quanto divertiram. Finalmente, as crianças da EB1 juntaram-se ao professor de música Paulo Jacob para interpretar um tema original que, mesmo ainda não tendo título, tinha muito ritmo e muitos sentimentos.
Mas a Festa de Natal deste ano também teve a participação especial de convidados de alto gabarito! Interpretando uma peça teatral em que foram responsáveis pelo texto e pelos adereços, um grupo de jovens ‘voluntários’ da EB 2,3 Alice Gouveia (que têm participado em algumas atividades da Escola da APCC) encantou o público com uma leitura muito particular da História do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau… ou não tão Mau assim!
O que aconteceu depois é que nem precisava de ser escrito, mas torna-se obrigatório fazê-lo pela alegria que sempre traz: a chegada do Pai Natal! É claro que não faltaram os sorrisos, os abraços, os gritos de emoção e até algumas lágrimas… e estamos a falar apenas das crianças, mas certamente que entre os adultos não terá sido muito diferente! E no final, todos se juntaram em volta da mesa do lanche, num convívio em que o espírito natalício se uniu ao espírito familiar que une toda a comunidade da APCC.
O Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra reúne diversas respostas da APCC, entre as quais, na área da educação, a Escola Básica do 1º Ciclo e o Jardim de Infância da APCC. Na primeira, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, são elaborados programas educativos individuais tendo em consideração as potencialidades e necessidades educativas de cada aluno, enquanto que o segundo tem como objetivo desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade e a socialização.