fbpx

Elefantes e pandas, dançarinos (quase) profissionais, o Capuchinho e um lobo não tão mau, cantores bem afinados… houve de tudo na Festa de Natal do Centro de Reabilitação

Todos os anos por esta altura, há no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral da APCC uma Festa de Natal feita especialmente a pensar nas crianças: nas da Escola Básica, nas do Jardim de Infância e nas do semi-internato, mas também naquelas que ainda ‘vivem’ dentro dos seus familiares e dos professores, auxiliares, demais profissionais e voluntários da instituição. E foi esse mesmo momento mágico que ontem voltou a ser vivido e partilhado por todos!

A animação, já é tradição, fica por conta da ‘prata da casa’, dos mais pequenos aos mais crescidos. Assim, os meninos e meninas do Jardim de Infância levaram-nos primeiro numa expedição num sofá, com muitos viajantes vindos diretamente da selva. Depois, foi a vez de alguns dos colaboradores do Centro mostrarem que podiam estar a trabalhar na Broadway, com passos de dança que surpreenderam tanto quanto divertiram. Finalmente, as crianças da EB1 juntaram-se ao professor de música Paulo Jacob para interpretar um tema original que, mesmo ainda não tendo título, tinha muito ritmo e muitos sentimentos.

Mas a Festa de Natal deste ano também teve a participação especial de convidados de alto gabarito! Interpretando uma peça teatral em que foram responsáveis pelo texto e pelos adereços, um grupo de jovens ‘voluntários’ da EB 2,3 Alice Gouveia (que têm participado em algumas atividades da Escola da APCC) encantou o público com uma leitura muito particular da História do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau… ou não tão Mau assim!

O que aconteceu depois é que nem precisava de ser escrito, mas torna-se obrigatório fazê-lo pela alegria que sempre traz: a chegada do Pai Natal! É claro que não faltaram os sorrisos, os abraços, os gritos de emoção e até algumas lágrimas… e estamos a falar apenas das crianças, mas certamente que entre os adultos não terá sido muito diferente! E no final, todos se juntaram em volta da mesa do lanche, num convívio em que o espírito natalício se uniu ao espírito familiar que une toda a comunidade da APCC.

O Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra reúne diversas respostas da APCC, entre as quais, na área da educação, a Escola Básica do 1º Ciclo e o Jardim de Infância da APCC. Na primeira, pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, são elaborados programas educativos individuais tendo em consideração as potencialidades e necessidades educativas de cada aluno, enquanto que o segundo tem como objetivo desenvolver a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade e a socialização.