Psicóloga da APCC foi a profissional júnior do ano para a Ordem dos Psicólogos

Ana Cláudia Nogueira, psicóloga clínica da APCC, é a vencedora da última edição do Prémio Ano Profissional Júnior, atribuído pela Ordem dos Psicólogos com o objetivo de reconhecer um início de trajetória profissional de excelência e os contributos dados para a promoção e afirmação da psicologia e para as boas práticas no exercício da profissão. No caso desta distinção, foi essencial, além das componentes técnica e ética das atividades desenvolvidas, o seu contributo para o desenvolvimento institucional da própria Associação.

O primeiro ano de trabalho de Ana Cláudia Nogueira – concluído em 2018, período a que se reporta o prémio agora recebido – foi, assim, considerado o mais relevante a nível nacional, no âmbito do crescimento e renovação da profissão de psicólogo. Um reconhecimento de particular relevância, por ter sido decidido após votação exclusiva dos profissionais inscritos na Ordem dos Psicólogos.

São vários os fatores a destacar no trabalho da premiada, realizado sob a orientação de Carlos Carona, também psicólogo clínico na APCC e investigador. Desde logo, ter tirado partido do facto de ser licenciada em Língua Gestual Portuguesa para concretizar uma prática inclusiva da psicologia. Assim, disponibilizou a formandos surdos consultas e avaliações psicológicas na forma de comunicação que lhes é mais natural e confortável, tendo ainda, no contexto da integração profissional, sensibilizado instituições para o padrão de funcionamento psicológico e comunicacional destas pessoas.

A então psicóloga júnior também planeou e dinamizou sessões de psicoeducação e de promoção da saúde mental para grupos, no âmbito das áreas de geriatria e de psicologia do desenvolvimento. Para isso, construiu manuais pedagógicos originais, com o cuidado de os adaptar às necessidades e modalidades de aprendizagem da população-alvo.

De realçar ainda o facto de ter colaborado, como primeira autora, num artigo científico resultante de uma colaboração entre a APCC, o Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra e a Universidade de Newcastle (Inglaterra). Este artigo consistiu na primeira revisão sistemática sobre a avaliação da qualidade de vida em adultos com paralisia cerebral e foi publicado na revista internacional Research in Developmental Disabilities, podendo ser livremente consultado.

Ana Cláudia Nogueira é mestre em Psicologia, na subespecialização em Intervenções Psicológicas nas Perturbações Psicológicas e Saúde. É psicóloga na APCC desde 2017, tendo realizado tarefas no Centro de Formação Profissional e no Centro de Recursos Local da instituição. Tem ainda estado envolvida em diversos projetos ERASMUS+.

O Prémio Ano Profissional Júnior da Ordem dos Psicólogos Portugueses é atribuído desde 2017 e pretende valorizar os psicólogos juniores (membros estagiários), reconhecendo publicamente a importância do seu trabalho durante o primeiro ano de exercício profissional. Nesse sentido, é atribuído um prémio nacional e dois prémios regionais (Norte e Sul).