fbpx

Coordenador do râguebi na APCC participa em conferência do Comité Olímpico sobre violência no desporto

João Costa, coordenador do projeto Line Break – Inclusive Rugby e da equipa de râguebi da APCC, é um dos convidados do Comité Olímpico de Portugal para a conferência “Violência no Desporto”. A iniciativa terá lugar no dia 28 de janeiro, em Lisboa, e reunirá especialistas nacionais em matérias como a prevenção e combate à violência, segurança e arbitragem, com o objetivo de refletir sobre esta realidade que, infelizmente, continua na ordem do dia.

A participação do profissional da APCC, onde exerce também as funções de fisioterapeuta, decorre da sua experiência enquanto árbitro, função que exerce desde 2013, depois de um percurso de 22 anos como jogador. O painel “O árbitro na prevenção da violência”, em que estará integrado, concluirá uma tarde de discussão que contará ainda com depoimentos de árbitros internacionais de basquetebol e futebol, bem como de membros de comissões internacionais.

O projeto Line Break – Inclusive Rugby pretende, além de enquadrar a atividade da equipa de râguebi da Associação (a primeira em Portugal de ‘mixed ability rugby’, uma vertente em que pessoas com deficiência, indistintamente de qual ela possa ser, partilham o campo com outras sem deficiência), criar um movimento verdadeiramente inclusivo, a nível nacional, inspirado nos valores habitualmente associados à modalidade. É desenvolvido pela APCC e o Comité Regional de Rugby do Centro (CRRC).

O râguebi é uma das várias modalidades desportivas desenvolvidas na APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência – juntamente com o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=38.