fbpx

Nacional de Inverno ‘fechou’ primeira metade da época da natação e a hora é de aplausos e parabéns para os atletas da APCC!

Foi com a certeza de ter havido empenho máximo na preparação e ainda com a memória dos excelentes resultados do ano passado que a equipa de da APCC (com os nadadores Bárbara Gomes, Carolina Lourenço, Joel Pereira, José Costa, Matilde Gaspar e Ruben Santos) chegou a Rio Maior para participar na edição deste ano do Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada… E foi com um justificado sorriso nos lábios que regressou a Coimbra!

Desde logo, porque foi confirmada a consistência das suas prestações, repetindo as classificações coletivas de 2019, ou seja, um excelente terceiro lugar por equipas na vertente feminina e uma muita positiva 10ª posição na masculina. Depois, porque isso foi feito alcançando 10 medalhas: a Bárbara sagrou-se campeã nacional dos 400 metros livres e vice-campeã dos 200 bruços e 200 estilos, a Carolina foi campeã nos 200 bruços e vice nos 50 e 100 bruços e a Matilde tornou-se vice-campeã dos 100 e 200 livres, provas em que se consagrou ainda como campeã nacional de Esperanças.

Foram ainda batidos sete recordes pessoais – dois pela Bárbara, a Carolina e a Matilde e um pelo Joel – elevando para 21 o número de vezes em que isso já aconteceu na presente época e concluindo da melhor forma uma primeira metade da temporada em que a APCC participou em seis competições nacionais e regionais. De destacar ainda que, para este Campeonato Nacional, haviam sido atingidos 24 mínimos de participação, o que significou que 14 provas contaram com nadadores da instituição.

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada 2020 realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro, no Complexo de Piscinas de Rio Maior. Estiveram em competição 154 nadadores (105 masculinos e 49 femininos), em representação de 39 clubes e instituições de Portugal, Alemanha e Espanha. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação do Distrito de Santarém, da Câmara Municipal de Rio Maior e do Rio Maior Sports Centre.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a Associação em provas por todo o País), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.