fbpx

Nadadores da APCC foram nadar para fora da ‘zona de conforto’ mas nenhum foi ‘peixe fora de água’

A expressão ‘sair da zona de conforto’ tornou-se habitual para identificar aqueles momentos em que se arrisca e se faz algo que não é usual ou que nos pode colocar obstáculos que não temos a certeza de conseguir ultrapassar. E, por isso, dizer que os membros da equipa de natação da APCC nadaram, no passado fim de semana, fora da sua zona de conforto é uma boa forma de descrever mais um momento em que superação e determinação foram palavras de ordem.

Desafiados a competir em estilos e distâncias que não são a sua especialidade, a Bárbara Gomes, a Carolina Lourenço, o Joel Pereira, o José Costa, a Matilde Gaspar e o Ruben Santos não só aceitaram o repto, como deram uma resposta extraordinária! Foram nada mais nada menos do que 13 recordes pessoais batidos e seis medalhas conquistadas, bem como a estreia em provas de estafetas mistas!

E agora com pormenores: novos recordes foram quatro para a Matilde (25 livres, 25 costas, 50 mariposa e 100 estilos), três para a Carolina (25 livres, 25 costas e 100 estilos) e o Joel (50 livres, 100 livres e 400 mariposa), dois para a Bárbara (50 costas e 400 estilos) e ainda a marca coletiva nos 4X50 livres (em que participaram a Bárbara, a Carolina, o Joel e o Ruben). Quanto a medalhas, todas de bronze, ficaram no peito do José (três, nos 50 livres, 50 costas e 100 livres), Joel (duas, nos 200 livres e 400 livres) e Ruben (uma, nos 25 costas).

O VI Troféu das Fogaceiras realizou-se nos dias 8 e 9 de fevereiro, na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira. Estiveram em competição 144 atletas (91 masculinos e 53 femininos) em representação de 12 clubes e instituições. A organização foi da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Feira Viva – Cultura e Desporto, com o apoio da Associação de Natação Centro Norte de Portugal.

A natação é um dos desportos desenvolvidos no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a Associação em provas por todo o País), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino. Pode saber mais em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=276.