fbpx

Carnaval do Centro de Reabilitação começou no País dos Brinquedos e foi até à Lua a fugir do tubarão (e outras saudáveis loucuras)

E ainda no capítulo de “Carnavais que são para levar muito a sério”, o que dizer do desfile do Centro de Reabilitação da APCC? Em boa verdade, já temos uma noção daquilo com que contar, mas cada ano é uma nova emoção: as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica abrem o concurso com muita cor e alegria e, quando seria razoável que as coisas acalmassem um pouco, colaboradores e voluntários levam a espetacularidade cénica e a loucura saudável a níveis inimagináveis!

Foi isso que voltou a suceder na tarde da passada sexta-feira, com o Noddy e os seus amigos a liderar o corso carnavalesco, vindo depois no seu encalço uns Irmãos Metralha e uns agentes da autoridade tão animados que, se o excesso de diversão fosse crime, teria sido necessário meter todos na prisão! Depois… bem, depois foi uma sucessão de cientistas malucos, exploradores espaciais, surfistas receosos (e um tubarão bastante amigável), canídeos com muita pinta, gaiteiras cozinheiras, artistas circenses, um gangue mafioso e até alguns cachos de uva!

Houve teve tanto de inesperado e surpreendente, como de divertido! A festa foi enorme e o mérito foi todo dos participantes – que, nos mais crescidos, vieram dos gabinetes de terapia ocupacional, voluntariado, fisioterapia, psicologia e terapia da fala, mas também da cozinha e dos serviços administrativos. No final, os vencedores do concurso de Carnaval, os demais mascarados e os membros do júri juntaram-se sem distinções nem estatutos, porque, afinal, a vitória foi de cada um que se divertiu e esse foi um ‘campeonato’ em que só houve primeiros classificados! Tudo terminou numa monumental celebração do espírito que une a APCC, mesmo nos dias em que as máscaras ficam arrumadas em casa.

No Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra estão concentrados os serviços clínicos e os serviços terapêuticos da APCC, bem como outros de suporte à atividade, o Desporto ou a Ludoteca. É ali também que funcionam a Escola Básica de 1º Ciclo (pertencente ao Agrupamento de Escolas Coimbra Sul) e o Jardim de Infância da APCC, enquanto respostas sociais na área da educação.