fbpx

O futebol na Quinta da Conraria é simples: são cinco de cada lado, a bola é redonda e no final ganha… a APCC!

Foi o dérbi dos dérbis da APCC. O jogo grande da jornada, de todas as jornadas. Um verdadeiro confronto de titãs. O ajuste de contas definitivo. Não foi um Sporting-Benfica ou um Porto-Boavista, foi uma partida marcada por uma rivalidade muito maior, ainda que também com grandes doses de desportivismo e fair play. Não foi jogado no La Bombonera ou em Anfield Road, mas a paixão foi ao nível desses palcos e o talento dos jogadores fez corar de vergonha Ronaldos e Messis.

Mas que partida foi esta? Podemos identificar os dois lados em disputa, escrever uma crónica cheia de adjetivos e hipérboles, publicar as mais completas fichas do jogo, mas não vamos mentir: quem não viu, perdeu uma oportunidade histórica! Na passada sexta-feira, na Quinta da Conraria, houve um clássico Formandos-Formadores, o mais decisivo e concludente de todos os encontros ao jeito de Solteiros contra Casados da história do futebol português, talvez até do futebol mundial!

Houve muitos golos, grandes defesas, fintas improváveis, desarmes impressionantes e muitos pedidos de recurso ao VAR – ou talvez tivesse sido ao bar, que a tarde foi de calor intenso e a entrega sem limites pedia mesmo uma bebida refrescante… Mas o mais importante, além das dúvidas tiradas quanto à muita bazófia que os dois lados foram produzindo nas semanas precedentes, foi mesmo a oportunidade de conviver e criar laços – algo reforçado pelo lanche que os craques da Associação partilharam no final da partida.

Esta iniciativa, dinamizada pela equipa de terapeutas ocupacionais da Quinta da Conraria, decorreu no contexto da criação de uma equipa de futebol juntando formandos e utentes de outras respostas sociais que frequentam aquele espaço da APCC. O objetivo é dar resposta a necessidades como a participação em atividades significativas e a promoção de hábitos de vida saudável através da prática do exercício físico, bem como estimular o desenvolvimento de competências de cooperação e responsabilidade ou a promoção da inclusão social, pela interação com a comunidade.

Na Quinta da Conraria estão sediadas diversas valências da APCC no campo da formação profissional, das atividades ocupacionais ou do acompanhamento e animação, através das quais são apoiados mais de mil utentes. É também ali que funcionam o Centro Hípico, a Quinta Pedagógica “O Caracol”, a Quinta Biológica e o Lar Residencial.