fbpx

APCC promoveu 1.º Encontro Internacional Sub-16 Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra organizou, entre 29 de Outubro e 2 de Novembro de 2012, o 1.º Encontro Internacional de Sub-16 Futebol em Cadeira de Rodas, no seguimento de um convite que lhe foi dirigido pela FIPFA (Federation International Powerchair Football Association), entidade financiadora.
Foi considerado um projecto pioneiro por oferecer a crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, a oportunidade de praticar o desporto mais popular do mundo: o futebol e, neste caso concreto, o Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica.
Os 20 participantes, provenientes de Inglaterra, Irlanda, Canadá, Brasil, França, Suíça e Portugal, tiveram a possibilidade de, durante sete dias, contactar e praticar Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica, num encontro que lhes permitiu uma experiência social e cultural marcadamente relevante. Do programa constaram diversos momentos desportivos e culturais, possíveis na sequência de protocolos estabelecidos com parceiros locais.

APCC: a única equipa de Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica de Portugal
Única no país, a equipa de Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica da APCC é, actualmente, constituída por sete jogadores e dois treinadores.
O início do Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica, no seio desta instituição, data de inícios de 2003, quando uma equipa da Federação Francesa foi convidada a deslocar-se a Coimbra para demonstrar a modalidade. Em Novembro de 2005, a APCC realizou o 1.º Encontro Internacional de Futebol em Cadeira de Rodas. Representou, posteriormente, Portugal nas duas Taças do Mundo até hoje realizadas e que tiveram lugar em Tóquio (2007) e em Paris (2011).
A APCC tem como missão promover a inclusão da pessoa com deficiência e incapacidade. Defende, por isso, a prática da modalidade e trabalha em prol da sua divulgação e desenvolvimento.

FIPFA: dinamizar a prática do Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica no Mundo
A Federation Internacional Powerchair Football Association (FIPFA) surgiu em 2006. É a organização internacional que dinamiza a prática do Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica, uma modalidade destinada a pessoas que utilizam, na vida diária, uma cadeira de rodas eléctrica.
Com sede em Paris, a FIPFA é, desde 2010, oficialmente reconhecida pelo Comité Paralímpico Internacional. Constituem-na organizações nacionais da Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Inglaterra, Japão, Portugal, Estados Unidos da América, Irlanda, Suíça, Austrália, Polónia, Singapura, Brasil e Escócia.
Desde a sua criação, organizou as Taças do Mundo no Japão, em 2007, e em França, em 2011, assim como vários eventos que, com lugar em diferentes países, visam promover o Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica junto de jovens e adultos utilizadores.
De acordo com a FIPFA, o Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica é uma modalidade em expansão que une, actualmente, cerca de quatro mil pessoas na Europa, América e Ásia.

1.º Encontro Internacional Sub-16 - Futebol em cadeira de rodas