fbpx

APCC realizou «Encontro de Voluntariado»

A APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra realizou, a 12 de Novembro, o «Encontro de Voluntariado». Foi objectivo da sessão entregar certificados a quem terminou actividade, receber os voluntários que, recentemente, integraram a equipa e apresentar o novo grupo de voluntárias europeias a participar no projecto “Holding Hands With Other Abilities”.

Anabela Fernandes, voluntária na APCC, iniciou a sessão partilhando a sua experiência na instituição. Seguiram-se Vilma, Sónia, Noémi e Palmira que, desde Outubro em Portugal, explicaram sobre as motivações que as levaram a querer estar seis meses num país que não o de origem.

«Impressões Digitais» é o tema para o voluntariado na APCC, em 2012/2013, pelo que todos os que estiveram no encontro foram convidados a deixar a sua impressão digital numa árvore desenhada em papel. O produto final foi uma colorida árvore, à qual se juntarão muitas outras no decorrer do ano.

Impressões Digitais

«Não temos consciência disso. Pelo menos não a todo o instante. Mas, a verdade é que cada gesto nosso deixa no outro como que uma impressão digital, que vai revelar muito do que somos, vivemos, concretizamos e sonhamos.

Diariamente, vamos distribuindo impressões por muitas pessoas, em muitas circunstâncias e, assim, deixando aquilo que se poderá apelidar de «marca».

Sei que ao dirigir-me a ti te estou a marcar de algum modo. Tu, com a tua (não) reacção, estar-me-ás a marcar também. Resumindo: somos muito daquilo que os que nos rodeiam também são.

O voluntariado, na APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, é rico em impressões e marcas. Só faz sentido em função das pessoas que o constituem: desde clientes, aos próprios voluntários, a colaboradores e, até, familiares.

A ti, que és voluntário da APCC, quero dizer-te que dia após dia, a tua impressão vai ficando cada vez mais definida. A nossa instituição vai tendo muito de ti…

A ti, que foste voluntário da APCC, quero dizer-te que deixaste a tua marca junto de nós… A nossa instituição terá sempre um pouco de ti…

A ti que foste e a ti que és… Acreditamos que levas muito desta instituição. Também ela te deixou a sua impressão digital!»