fbpx

A Quinta da Conraria já está a ‘florir’… mas é tudo por causa da Queima das Fitas (e estamos a aceitar encomendas!)

Já se fazem flores na Quinta da Conraria! Quem não saiba do que estamos a falar, terá dificuldades em perceber como se pode ‘fazer’ uma flor, mas nem para todos será necessário explicar que é de flores de papel que estamos a falar… Para os estudantes do ensino superior, por exemplo, por esta altura do ano, só há um tipo de flores: as de que precisam para decorar o carro do seu curso para o cortejo da Queima das Fitas!

Quanto as utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, por seu lado, conhecem todos os segredos desta espécie particular de flora: há 17 anos que elas são produzidas na instituição, por encomenda dos alunos, tendo já mais de meio milhão, de todas as cores da academia de Coimbra, decorado centenas de carros alegóricos! Por isso, quando ontem começaram a ser feitas as flores para 2020, não foram necessárias muitas explicações!

Com o apoio dos auxiliares da sala O2, rapidamente se começaram a amachucar as folhas de papel (com recurso a um instrumento ao jeito de alavanca, criada na própria Associação para facilitar esta tarefa), a juntá-las em grupos de três ou quatro e a prendê-las com o arame – todos os passos obrigatórios na realização desta empreitada – e a encher os primeiros sacos. O entusiasmo e a motivação de todos os envolvidos foram evidentes, afinal, estão a colaborar para dar continuidade a uma das mais visíveis tradições da Cidade e isso é motivo de orgulho!

Os estudantes que queiram encomendar as suas flores à APCC só precisam de ligar para os números 239 802 820, 239 156 100 ou 239 792 120. A Associação aceita solicitações até ao dia 15 de abril, mas há vantagens em fazer a encomenda o quanto antes, pois o preço aumenta com a proximidade da Queima das Fitas.

Os preços por cada saco (200 flores) são os seguintes:
– encomendas até 31 de março: 8 euros
– encomendas até 8 de abril: 9 euros
– encomendas até 15 de abril: 10 euros

Estes preços dizem respeito a encomendas com entrega de papel e arame. Nos casos em que a APCC tenha de fornecer o material, o preço por saco aumenta 1 euro. As flores encomendadas poderão posteriormente ser levantadas no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (Vale das Flores) ou na Quinta da Conraria (Castelo Viegas). Mais informações podem ser obtidas através dos contactos telefónicos acima indicados.

Através do Centro de Atividades Ocupacionais, a APCC dá resposta às necessidades de pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação, assegurando apoio técnico e terapêutico e dinamizando diversas atividades, tanto na Associação como no exterior. Pode saber mais sobre esta resposta da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=247.

 

ATUALIZAÇÃO A 17 DE MARÇO: Na sequência da implementação na APCC do Plano de Contingência Interno para a COVID-19, a produção de flores para a Queima das Fitas encontra-se temporariamente  suspensa, pelo que, de momento, não estamos a aceitar novas encomendas. Qualquer mudança nesta situação será dada a conhecer neste site e na página de Facebook da Associação. As encomendas feitas anteriormente encontram-se já concluídas e usaremos os contactos que nos foram fornecidos para combinar o seu levantamento.