fbpx

APCC e parceiros europeus proporcionam formação na área da saúde mental a profissionais portugueses e romenos

A APCC e os seus parceiros no projeto europeu MAGISTER iniciaram esta semana a formação de profissionais que exercem a sua atividade junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental, em diversas instituições portuguesas e romenas, no sentido de os dotar de melhores competências práticas, que permitam dar uma resposta mais adequada perante o aumento do número de casos de ansiedade e depressão a nível global.

Nesta ação de formação, que teve lugar em Bucareste, na Roménia, participaram 23 técnicos e cinco formadores (uma da APCC e os restantes das anfitriãs Organização Humanitária Concordia e Fundação Estuar e da Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg, da Áustria). Foi o primeiro módulo de uma série de quatro, dedicados à gestão de casos de ansiedade e depressão, que serão lecionados até julho deste ano, nos dois países dos formandos.

O propósito central, enquadrado pelos objetivos do projeto, é contribuir para a disseminação das boas práticas identificadas e desenvolvidas no MAGISTER na prestação de serviços na área da saúde mental, tanto em Portugal como na Roménia. Outros colaboradores da APCC estarão envolvidos nas sessões a realizar em Coimbra, no seguimento da sua habilitação enquanto formadores no contexto deste projeto e da sua participação na criação de novos módulos de formação específicos.

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” pretende dar a mais de 250 profissionais ferramentas e instrumentos de trabalho inovadores e proporcionar oportunidades de trabalho em rede através da constituição de uma Comunidade Online de Profissionais. Esta iniciativa tem como parceiros a APCC, a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg, a Organização Humanitária Concordia e a Fundação Estuar, sendo cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são desenvolvidos projetos como o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, o “SIM – Social Inclusion Marketing”, ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre a atividade do Gabinete de Projetos da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.