fbpx

Voluntários europeus da APCC foram desconfinar para a Roma Antiga…

Sempre que um novo grupo de voluntários europeus chega à APCC, tem à sua espera um programa de receção que lhes permite fica a conhecer a instituição e rapidamente integrar-se no seu quotidiano, tanto ao nível do trabalho que aqui se faz para assegurar a integração plena da pessoa com deficiência e incapacidades, como das pessoas – utentes, colaboradores e outros voluntários – que ajudam a escrever a sua história.

Ao longo dos seis meses que ficam em Coimbra, estes jovens apoiam os profissionais da Associação em diversas atividades e desenvolvem os seus próprios projetos pessoais em áreas do seu interesse, mas ainda desfrutam de momentos de cariz cultural e de convívio, ficando dessa forma a conhecer melhor a região e o País. Mas nos últimos meses, também esta vertente da sua estadia ficou suspensa…

Só que, com a reabertura gradual de diferentes espaços, os nossos voluntários europeus puderam procurar retomar alguma espécie de normalidade. Por isso, no passado fim de semana, o Alexander Brzuska e a Maria Kürbis concretizaram a vontade de conhecer as ruínas romanas de Conímbriga! E assim, uma das suas primeiras saídas após o confinamento foi até à Roma Antiga!

Naquele que é o maior complexo de ruínas romanas em Portugal, puderam ver o que variadas escavações, realizadas desde o século XIX, permitiram colocar à vista de todos: o ‘esqueleto’ de uma povoação que chegou a ser a capital da província da Lusitânia – com destaque para os mosaicos preservados in situ ou importantes vestígios de pintura mural – e diversos materiais arqueológicos ali recolhidos. Uma experiência inesquecível para dois jovens oriundos da Polónia e da Alemanha!

O Alexander e a Maria estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2019-2-PT02-ESC11+006176, Juventude em Ação (que inclui ainda o Emanuele Macaggni e a Emma Denis). No âmbito de programas europeus de intercâmbio, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC já recebeu mais de 40 voluntários e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

A atividade de voluntariado na Associação procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, por acreditarmos que assim se promove o multiculturalismo e se potencia o desenvolvimento de competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.