fbpx

Desta vez, os voluntários europeus da APCC saíram para o século XIV…

Quem conhece o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, está familiarizado com os frequentes alagamentos que fazem parte da sua história e que levaram mesmo ao seu abandono pelas monjas clarissas… Mas mais recentemente, houve um outro tipo de inundação no Mosteiro: de curiosidade e de interesse, quando os voluntários europeus da APCC fizeram mais um ‘visto’ na lista de atividades culturais que acrescentarão ao seu projeto pessoal e ao apoio às atividades da Associação como partes integrantes da sua experiência em Portugal.

No final da semana passada, o Alexander Brzuska, a Emma Denis e a Maria Kürbis visitaram aquele monumento nacional, deixando-se surpreender pela dimensão da igreja e do claustro ou pela abóbada em pedra, e ficando a saber mais sobre a vida monástica naquele espaço a partir dos objetos expostos no centro interpretativo. E puderam ainda aproveitar as liberdades que todos vamos redescobrindo por estes dias, tirando partido da área de lazer ao ar livre do Mosteiro.

Mas não estiveram sozinhos nesta visita: Kim Almeida, do Gabinete de Voluntariado da APCC, e a voluntária nacional Carlota Napierala (que tem sido uma espécie de cicerone de vários grupos de voluntários europeus) completaram o grupo e ajudaram a fazer desta uma tarde muito bem passada.

O Alexander, a Emma e a Maria estão em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2019-2-PT02-ESC11+006176, Juventude em Ação (que inclui ainda o Emanuele Macaggni). No âmbito de programas europeus de intercâmbio, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC já recebeu mais de 40 voluntários e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

A atividade de voluntariado na Associação procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, por acreditarmos que assim se promove o multiculturalismo e se potencia o desenvolvimento de competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.