fbpx

Piquenique Intercultural, ou como começámos a despedir-nos dos voluntários europeus com muitos sorrisos (e comida deliciosa)!

Cada vez que um grupo de voluntários europeus começa a preparar-se para regressar a casa, existe um sentimento que leva muitos utentes e colaboradores da APCC a perguntar a si mesmos: Mas já passaram seis meses? O Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis chegaram a Coimbra em janeiro e, apesar de tudo o que nos últimos três meses tivemos todos de alterar nos nossos planos, essa pergunta começa agora a ecoar…

Mas como o tempo em que aqueles jovens estiveram connosco foram pródigos em momentos de alegria e de partilha, não houve tristezas no Piquenique Intercultural que o Gabinete de Voluntariado organizou, no início desta semana, para ‘encerrar’ as atividades deste grupo. No Parque Verde, com toda a segurança mas também muita emoção, não faltaram por isso os sorrisos – e até o Emanuele, que já não está em Portugal, marcou ‘presença’, rivalizando no protagonismo com o guacamole do Alexander e outras especialidades culinárias…

Nos próximos dias, iremos ter a oportunidade de nos despedir deste grupo de voluntários europeus, à medida que todos acabarem por regressar aos seus países. Ficaremos, claro, com as muito boas memórias de um tempo em que eles apoiaram os utentes e os profissionais da Associação em diversas atividades, desenvolveram os seus próprios projetos pessoais em áreas do seu interesse e, dentro das limitações provocadas pela situação sanitária atual, desfrutaram de momentos de cariz cultural e de convívio.

O Alexander, o Emanuele, a Emma e a Maria (originários da Polónia, Itália, França e Alemanha, respetivamente) vieram para Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2019-2-PT02-ESC11+006176, Juventude em Ação. No âmbito de programas europeus de intercâmbio, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC já recebeu mais de 40 voluntários e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

A atividade de voluntariado na Associação procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.