fbpx

Até breve, Alexander, Emanuele, Emma e Maria!

E já não há voluntários europeus na APCC… Primeiro, o Emanuele regressou a Itália, a seguir, o Alexander voltou para a Polónia e a Emma para França e, já esta semana, a Maria partiu para a Alemanha. Assim se encerrou um ciclo, durante o qual em que estes jovens fizeram de Coimbra a sua casa e da Associação a sua família, enquanto apoiavam utentes e colaboradores em diversas atividades, desenvolviam os seus projetos pessoais, confraternizavam com outros voluntários e aproveitavam momentos de cariz cultural.

Tudo começou em janeiro deste ano, com um tipicamente português café depois do almoço, e terminou na passada semana, com um Piquenique Intercultural. Pelo meio, ‘voaram’ na Expressão Corporal, nadaram na hidroterapia, brincaram com as crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica, aprenderam português na Universidade, brilharam no desfile de Carnaval, prepararem um saboroso hachis parmentier moelleux no primeiro Almoço Intercultural (e fizeram muito mais!), até que veio uma tal de pandemia…

Mas nem o absolutamente inesperado levou ao fim da aventura! Sem sair de casa, pois claro, os Almoços Interculturais – que pretendem dar a conhecer as tradições gastronómicas dos países de origem dos voluntários europeus – passaram a ser Online e, já em fase de desconfinamento, ainda houve tempo para conhecer as ruínas romanas de Conímbriga e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Foram seis meses cheios de planos alterados, mas ainda mais de sorrisos, de partilhas e de relações que vão perdurar. E por isso, é com alegria que todos na APCC dizem, agora, Até breve! Do zobaczenia wkrótce, Alexander! Arrivederci, Emanuele! À bientôt, Emma! Bis bald, Maria!

O Alexander Brzuska, o Emanuele Macaggni, a Emma Denis e a Maria Kürbis estiveram em Coimbra ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, integrando o projeto 2019-2-PT02-ESC11+006176, Juventude em Ação. No âmbito de programas europeus de intercâmbio, e através do projeto “Holding Hands With Other Abilities”, a APCC já recebeu mais de 40 voluntários e enviou para programas no estrangeiro mais de uma dezena de jovens portugueses.

A atividade de voluntariado na Associação procura envolver voluntários europeus e voluntários nacionais, com o objetivo de promover o multiculturalismo e potenciar o desenvolvimento das competências sociais necessárias a uma cidadania ativa. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado na APCC consultando a página do Gabinete de Voluntariado, em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.