fbpx

Está a nascer um museu que é uma homenagem a todas as histórias colecionadas na Quinta da Conraria

A Quinta da Conraria enquanto casa que guarda as histórias da APCC, dos seus utentes, familiares e colaboradores. É esta a visão do projeto “O Museu de Nós!”, que arrancou na semana passada e que colocará em destaque as histórias acumuladas e colecionadas ao longo dos anos, contadas através dos espaços, dos objetos e de evidências do que aconteceu para lá dos muros.

A primeira fase é dedicada a pesquisa e recolha de material (documentos, testemunhos e ideias), a trabalho direto com os utentes que se encontram a frequentar as atividades ocupacionais e a atividades dirigidas aos que se encontram ainda em casa. Este período corresponderá a diferentes momentos das fases MEMO (Museu de Memórias e Álbum de Memórias), MIM (Museu Imaginado por Mim) e Fora de Mim, estando ainda previstos posteriormente um espetáculo, visitas guiadas, oficinas e uma exposição.

Além de pretender transformar a Quinta da Conraria e, em particular, a Sala do Teatro em museus e coleções de histórias (coletivas e individuais) dirigidos ao público exterior, “O Museu de Nós!” visa ainda criar momentos e experiências artísticas que acolham esse mesmo público e proporcionar, através das expressões artísticas, momentos que estimulem a criatividade, o processamento de informação, a sua verbalização e materialização.

Este projeto, desenvolvido no âmbito das atividades dos dois grupos de teatro da APCC (Sala T e Projeto Estúdio), é Inspirado no Museu da Inocência, de Orhan Pamuk, distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano 2014. Tem entre os seus objetivos gerais valorizar a pessoa com deficiência, o seu percurso e a sua história, utilizar o trabalho artístico como um facilitador da interação e criar momentos e experiências que contribuam para potenciar capacidades.

É uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos 2020 do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação.

O teatro – desenvolvido tanto através de dinâmicas no campo da expressão dramática, como de apresentações ao público, dentro e fora das instalações da APCC – é uma das áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da instituição enquanto promotora da inclusão social, com os utentes a participarem diariamente também em atividades de expressão plástica e de expressão musical. Pode saber mais na página do Centro de Atividades Ocupacionais.