fbpx

Prontos para fazer planos para 2021? Se gostavam de ser voluntários na Áustria, a APCC pode ajudar

Se já começam a pensar no que pode ser o próximo ano e um projeto de voluntariado na Áustria vos parece uma boa possibilidade, a APCC pode ajudar a concretizar essa ideia: duas entidades daquele país, parceiras da instituição, estão à procura de jovens (até aos 30 anos) para realizar períodos de voluntariado, em apoio a atividades com crianças e jovens.

Uma delas é a Haltegriff, que está à procura de uma pessoa com pelo menos 21 anos e conhecimentos básicos da língua alemã, interessada em educação, serviço social, psicologia ou criminologia. Este voluntário trabalhará com o público-alvo da organização (jovens que, por alguma razão, não podem viver nas suas casas) e segundo os seus objetivos: contribuir para estabilizar os utentes e prepará-los para uma inserção a longo prazo no mercado de trabalho.

Procura-se, por isso, alguém capaz de usar a sua bagagem cultural para enriquecer a vida daqueles jovens e ajudá-los a desenvolver uma perspetiva aberta. Esta oportunidade proporcionará à pessoa selecionada realizar aprendizagens significativas em áreas como o comportamento juvenil, sistema educacional, processo de dinâmica de grupo, serviço social e apoio psicológico. Este programa terá lugar entre 1 de fevereiro e 31 de julho de 2021, na cidade de Kapfenberg e podem saber mais sobre ele em www.europa.eu/youth/solidarity/placement/24579_pt (em inglês).

A outra oportunidade é junto da Gesellschaft für Steirische Kinderdörfer, na vila de Thel, tendo a duração de onze meses (1 de fevereiro a 31 de dezembro de 2021). Esta organização procura uma pessoa (com pelo menos 18 anos) com uma abordagem fácil junto de crianças, madura, responsável, tolerante e sem medos nem preconceitos em trabalhar com pessoas em situação de desvantagem.

O voluntário escolhido estará envolvido em atividades numa ‘Aldeia para Crianças’, onde vivem cerca de 40 crianças e jovens entre os 7 e os 18 anos, que não podem viver junto das suas famílias, com problemas no desenvolvimento pessoal, integração na escola ou capacidade de participar de atividades em grupo. Dará apoio ao trabalho de psicólogos, professores, assistentes sociais, profissionais de juventude e outros. Mais informação sobre este programa em www.europa.eu/youth/solidarity/placement/24578_pt (em inglês).

As candidaturas a ambos os programas de voluntariado estão abertas até ao dia 30 de setembro e podem ser feitas enviando o CV e uma carta de motivação para euinfo@logo.at, com o assunto ‘Haltegriff’ ou ‘Children’s village’, de acordo com a oportunidade em que têm interesse. Podem também contactar o Gabinete de Voluntariado da APCC para algum tipo de apoio ou esclarecimento de que precisem, através do mail voluntariado@apc-coimbra.pt.

A APCC está acreditada como organização de envio de voluntários para países europeus, tendo já colocado mais de uma dezena de jovens portugueses em projetos no estrangeiro. Podem saber mais sobre todas as possibilidades de voluntariado, nacional e internacional, na Associação em www.apc-coimbra.org.pt/?page_id=722.