fbpx

Projeto MAGISTER: formação de profissionais em saúde mental de Portugal e Roménia teve primeira sessão online

Foi em março deste ano que a APCC, juntamente com parceiros da Áustria e da Roménia, iniciou a fase de formação de profissionais no âmbito do projeto europeu MAGISTER, que pretende promover a qualidade dos serviços prestados na área da saúde mental. Mas com a pandemia da Covid-19 a obrigar a mudar planos aos mais variados níveis, também neste caso foi necessário reprogramar, no sentido de cumprir o objetivo de qualificar quadros de organizações portuguesas e romenas.

Foi assim que, na passada semana, decorreu o primeiro módulo online deste projeto, integrado numa série dedicada à gestão de casos de ansiedade e depressão. Participaram 23 técnicos de diversas instituições, com a formação a ficar a cargo de colaboradores da APCC, da Organização Humanitária Concordia, da Fundação Estuar e da Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg.

Os conteúdos deste curso em particular visam dotar os participantes de melhores competências práticas, que possam aplicar no trabalho que realizam junto de pessoas com necessidades especiais de saúde mental e permitam dar uma resposta mais adequada perante o aumento do número de casos de ansiedade e depressão a nível global. Já o propósito central, enquadrado pelos objetivos do projeto, é contribuir para a disseminação das boas práticas identificadas e desenvolvidas no MAGISTER na prestação de serviços na área da saúde mental, nos dois países dos profissionais envolvidos.

O projeto “MAGISTER – Mental HeAlth Professional’s Learning Community – continuous traininG program for practItionerS working with people affecTed by mEntal disoRders” pretende criar e disseminar ferramentas e instrumentos de trabalho inovadores. Esta iniciativa tem como parceiros a APCC (Portugal), a Universidade de Ciências Aplicadas de Vorarlberg (Áustria), a Organização Humanitária Concordia e a Fundação Estuar (Roménia), sendo cofinanciado pelo programa Erasmus +.

É igualmente através daquele programa europeu que são ou foram desenvolvidos projetos como o “RunFree: RaceRunning – Speed and Freedom for All”, o “SIM – Social Inclusion Marketing”, ou o “Change 2 Regard – Place des personnes en situation de handicap: un projet sociétal”, entre outros. Pode saber mais sobre a atividade do Gabinete de Projetos da APCC em www.apc-coimbra.org.pt/?cat=8.